Crise empresarial: você sabe como lidar com as adversidades?

14 fev 2023

Crise empresarial: você sabe como lidar com as adversidades?

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Atire a primeira pedra o empreendimento que nunca sofreu uma crise empresarial!

Independente do porte ou segmento, é certo que toda empresa vai ter que aprender como superar uma crise empresarial em determinado momento.

Até grandes empresas passaram por adversidades, como é o caso da BMW, que conseguiu se reerguer após grandes crises (como após a Segunda Guerra Mundial) e torna-se uma potência no mercado.

Como podemos perceber, constantemente fatores internos ou externos interferem no andamento da empresa.

Por isso, o gestor precisa se preparar para lidar com todos os tipos de adversidades.

Pensando nisso, no conteúdo abaixo vamos conhecer as melhores práticas para contornar uma crise empresarial e agregar uma experiência valiosa para os seus clientes internos e externos.

Continue a leitura e confira: 

  • O que é uma crise empresarial?
  • Como gerenciar uma crise empresarial?  
  • Aprenda com a crise empresarial
  • Conte com a Lederman Consulting

O que é uma crise empresarial?

Em resumo, a crise empresarial pode ser definida como o aparecimento de um grande problema com forte impacto nas operações e serviços de uma equipe ou negócio.

Segundo o IBGE, por exemplo, mais de meio milhão de empresas fecharam as portas em junho de 2020, temporária ou definitivamente, em razão da crise econômica causada pela Covid-19.

Mas, fora isso, o que significaria outras crises empresariais?

Como comentado, a crise empresarial é uma ou mais situações que tenham um impacto negativo relevante nas operações do negócio, mas que não está somente ligada à questão financeira da empresa.

Pensando nisso, separei abaixo os principais tipos de crises empresariais para conseguirmos entender como enfrentar e gerenciá-las:

1. Crise financeira

Considerada um dos tipos mais comuns de crise empresarial, ocorre quando o fluxo de caixa do empreendimento não é suficiente para o andamento dos seus serviços ou produtos.

Consequentemente, essa crise gera inadimplência, em que a empresa não consegue administrar e controlar seus compromissos financeiros.

Lembrando que uma crise financeira pode ser desencadeada por vários fatores, como:

  • Uma crise econômica;
  • Falta de qualidade nos serviços ou produtos;
  • Surgimento de concorrentes potenciais;
  • Falta de planejamento financeiro.

2. Crise econômica

Citada como um dos fatores do tópico anterior, a crise econômica acontece quando a região de atuação da empresa sofre algum tipo de adversidade que diminui o poder de compra dos consumidores. Como consequência, há uma queda nas vendas e no faturamento.

Exemplo disso: a pandemia vivida nos anos 2020 e 2021, em que vários negócios sofreram crises que reduziram o poder de compra dos clientes.

– Leia também: Desafios empresariais: o que a Disney pode nos ensinar para superá-los 

3. Crise por atitude criminosa

Esse tipo de crise está relacionada a todos os acontecimentos criminosos que podem ocorrer na empresa, como: roubos, furtos, vandalismos, além de crimes digitais, como invasão dos sistemas para captura de dados e informações confidenciais.

4. Crise de reputação

Também conhecida como crise de imagem, são todas as atitudes de má conduta da própria empresa, como sonegação de impostos e declarações preconceituosas, por exemplo.

Consequentemente, isso afeta negativamente a reputação da empresa perante o público, que pode optar por não consumir os seus produtos ou serviços.

5. Crise por acidentes ou desastres naturais

Por último, esse tipo de crise é a causada por eventos da natureza, como o tsunamis, terremotos, enchentes, entre outros, além de crises por acidentes, como incêndios, contaminações e vazamentos.

Dessa forma, é fundamental que uma empresa passe por treinamentos em seu regimentos e por todas as equipes. A fim de sempre que surgir adversidades conseguir de forma organizada passar pelos tempos de crises com soluções efetivas e ágeis.

– Leia também: Disney na pandemia: veja como ela enfrentou esse período

Tipos de crise empresarial

Como gerenciar uma crise empresarial?

A princípio, quando uma crise acontece é natural ter atitudes irracionais e se deixar levar pelas emoções já que há muitas coisas em jogo como: a vida, o patrimônio, a moral e os colaboradores.

Dessa forma, muitos gestores tentam gerenciar uma crise empresarial por conta própria, porém se deparam com problemas complexos e com soluções não tão simples.

Com isso, eles acabam preservando seus interesses pessoais e não os da empresa. No entanto, com essa atitude o gestor compromete e prejudica o alcance dos objetivos de médio e longo prazo da empresa.

Por isso, nesse momento é importante não tomar decisões sozinho e sempre procurar pessoas capacitadas para ajudar no problema.

Em alguns casos, principalmente nas pequenas empresas, é comum colocar o assunto em segundo plano.

Apesar disso, é importante que haja sempre uma interação entre as hierarquias para que funcionários e chefes entendam o que está acontecendo e definam estratégias para solucionar.

Em casos que isso não acontece, a equipe fica com medo gerando desmotivação na produtividade, insegurança e boatos ‘do que está acontecendo realmente na empresa’?

Pensando nisso, separei abaixo 4 dicas para sua empresa contornar todas as crises empresariais de forma organizada e ágil. Confira!

1. Seja ágil na medida certa

Diante de uma crise empresarial, muitas vezes gestores podem ficar ansiosos por uma solução rápida, mas é importante ter calma em momentos assim.

Isso porque a pressa pode levar a danos e erros severos à imagem e às finanças da empresa. Por isso, é preciso ser ágil na medida certa.

Dessa forma, o recomendável é que o gestor reúna sua equipe para entender o problema a fundo antes de determinar uma solução.

Com isso, diferentes colaboradores podem contribuir com ideias e na busca pela melhor forma de resolução dos problemas.

Além disso, sempre que ocorrer uma adversidade é fundamental que o gestor seja sempre o primeiro a dar a notícia, seja transparente com os consumidores e explique o que está acontecendo e como o problema será resolvido.

2. Evite paralisar as atividades da empresa 

O gerenciamento de uma crise empresarial envolve também manter as atividades rotineiras em andamento, mesmo com ressalvas.

Em paralelo, trabalhe ativamente na resolução do caso, lado a lado com colaboradores que possam ajudar.

Por isso que a equipe de gestão de crise é fundamental, já que estará focada em resolver o problema, enquanto o restante da empresa continua suas atividades.

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3. Tire lições e aprenda com a crise

Independentemente do tipo de crise, a forma como a equipe absorve e lida com a adversidade é muito importante para o andamento das soluções.

Uma vez solucionado o problema, é recomendável que o líder reflita a respeito juntamente com sua equipe e entenda em detalhes o que ocasionou aquela crise e como ela poderia ter sido evitada.

Além disso, engaje os colaboradores com uma comunicação verdadeira e transparente, compartilhando a realidade e enfocando a missão e o propósito da empresa. 

4. Meça os danos após o gerenciamento da crise empresarial

Por último, depois que a crise for solucionada, é fundamental medir os impactos e danos causados à empresa.

E isso pode ser feito por meio de pesquisas digitais: uma forma ágil, rápida e acessível do seu negócio ter acesso a dados confiáveis sobre as consequências da adversidade.

Uma das pesquisas mais utilizadas para isso é a de NPS, que mede a satisfação do cliente com seus produtos e serviços de modo simples e assertivo.

Dessa forma, por meio dessa pesquisa é possível saber qual porcentagem de seus clientes são detratores, ou seja: falam mal dos seus serviços ou produtos para outras pessoas.

Além disso, a pesquisa de NPS também indica quem são os clientes que promovem sua marca (promotores) e aqueles que são indiferentes a ela (neutros).

Aprenda com a crise empresarial

Aprenda com a crise empresarialCiente deste cenário, entre as principais preocupações que o empresário tem é a elaboração de um manual de como gerenciar crise na sua empresa.

Dessa forma, ter sempre à mão atitudes que devem ser tomadas em situações de crise permite aos gestores maior rapidez na resolução do problema.

Além disso, no gerenciamento de crise é importante que em todos os níveis de operação da empresa estejam alinhados para utilizar as mesmas ferramentas na hora de tomar decisões.

Não importa o nível que o gestor atue, a decisão tomada deve ser a melhor para a empresa e não apenas para ele, o setor, a área ou departamento pelo qual é responsável.

Após uma crise, também é importante motivar os funcionários para que eles entendam que isso foi apenas uma fase.

Conte com a Lederman Consulting

Neste artigo, vimos como é fundamental se planejar para empreender e contornar momentos de crise e adversidade na empresa com mais segurança e assertividade.   Como vimos, em todas as crises existem desafios a serem enfrentados e oportunidades para serem aproveitadas, fazendo surgir novas opções.  

E, com quase 20 anos de experiência, a empresa de consultoria empresarial Lederman Consulting & Education oferece consultoria e treinamento empresarial para que esses problemas sejam contornados, sendo que nosso know-how inclui:

  • Excelência de serviços e atendimento ao cliente;
  • Gestão de pessoas;
  • Implantação e melhorias de processos.

Com o lema “resultados práticos na conquista e gestão de clientes”, o nosso objetivo é apresentar bases metodológicas atualizadas e as melhores práticas do mercado para proporcionar um atendimento completo e totalmente personalizado de acordo com a realidade de cada empresa.

Seguindo preceitos que nortearam o caminho da Walt Disney Company, que põe a satisfação do cliente acima de tudo e a qualidade de serviços em uma posição de destaque.

Como resultado, a sua empresa com certeza terá uma experiência positiva na atração e retenção de talentos, além de maior fidelização dos seus clientes, gerando, consequentemente, uma força a mais para o seu negócio.

Além disso, a Lederman é a única empresa autorizada no Brasil para dar treinamento empresarial Disney Institute, baseado no livro “O jeito Disney de encantar os clientes”.

Em nossos cursos, vemos que uma organização precisa de inovação e criatividade para encantar e fidelizar os clientes, tendo destaque no mercado.  

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David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil. 

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

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