Processos: veja a importância deles e coloque a mão na graxa

Jack Welch, ex CEO da GE fez fama e fortuna pelo assombroso e consistente aumento de valor que proporcionou aos acionistas da sua Empresa. Um dos fundamentos de sua estratégia foi a melhoria constante de processos através dos seis sigma. Jack foi um verdadeiro obcecado pelo aprimoramento constante forçando as melhorias a níveis infinitesimais.

Mas por quê um homem de negócios deste porte deu tanta atenção aos processos? A resposta nem sempre é muito intuitiva: porque a ligação entre a estratégia bem formulada e a implementação com sucesso depende de um trabalho de base, na maioria das vezes desprezada pelos executivos, que é a estruturação dos fluxos, métricas e sistemáticas (nem sempre sistemas automatizados, apenas metodologias).

Poucos “sujam as mãos” lidando com os processos, porque consideram algo que deve ser delegado a escalões mais baixos da hierarquia. E assim, dão-se por satisfeitos quanto à formulação estratégica, ficando a “mão na graxa” para outros de menor nível.

Suje suas mãos

Ram Charam, um professor da Harvard Business School e da Kellogg School of Northwestern University e Larry Bossidy (ex Honeywell International, um campeão que tendo saído da GE em 1991, em nada menos do que oito anos triplicou as margens operacionais, aumentou o retorno sobre o investimento de 10 para 28% e multiplicou por nove o retorno aos acionistas) em seu livro “Execution” (“Fazendo Acontecer” na Edição Brasileira), mencionam que a maior causa do fracasso dos CEO’s é o seu não envolvimento com processos de pessoas e operações.

Tive o prazer e a honra de participar, “ao vivo”, de um seminário nos EUA com os dois numa das experiências mais enriquecedoras de minha vida profissional.

No marketing de relacionamento contam-se inúmeros casos de estratégias bem concebidas que fracassaram na execução pela não atenção ao detalhes e aos processos. Bons pilotos sabem regular seus carros, coloque a “mão na graxa” para vencer a corrida!

Conheça melhor estas e outras estratégias-chave para manter o sucesso do Disney World que sejam aplicáveis a sua empresa. A Lederman Consulting & Education promove o evento “Aplicando na prática o Jeito Disney de Encantar os Clientes” no dia 3 de maio, em São Paulo – SP. Inscreva-se e garanta o sucesso da sua empresa.

 

a importância dos processos

 

A ENQS (Escola Nacional de Qualidade de Serviços) oferece um cursos que já treinaram mais de 10 mil profissionais brasileiros. O “Jeito Disney de Encantar os Clientes” já foi realizado diversas vezes no Brasil.

 

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