erros na internet

29 ago 2022

Erros na internet: os 6 mais comuns em sites e como consertá-los

Compartilhar

Em um esforço para se destacar no mundo on-line, os profissionais de marketing podem cometer erros na internet, comuns, porém fatais ao construírem seus websites.

Ao quebrar regras simples de criação, por exemplo, os profissionais podem impactar negativamente em como os consumidores se sentem em relação à sua empresa, marca e produtos.

A internet é um meio orientado por resultados, ou seja, nela os visitantes tentam achar uma informação específica.

Dessa forma, seria lógico fornecer um caminho claro para esse esclarecimento, fazendo da navegação uma coisa familiar e intuitiva.

Embora seja ilógico desviar os visitantes do site em relação aos seus objetivos, a maioria dos websites faz exatamente isso!

Sendo assim, ceder a tentação de ser criativo apenas pelo apelo da criatividade é um dos erros mais comuns, que a seguir comentaremos junto a outros.

Continue a leitura e confira:

  • A importância do SEO e um dos maiores erros na internet
  • 6 erros na internet mais comuns em sites e como consertá-los
  • Como a Lederman Consulting & Education pode ajudar
É importante se atentar aos principais erros na internet para fazer com que seu negócio tenha destaque no meio digital.
É importante se atentar aos principais erros na internet para fazer com que seu negócio tenha destaque no meio digital.

A importância do SEO e um dos maiores erros na internet

Antes de forcarmos nos 6 erros mais comuns, é de extrema importância entender e empregar o SEO no seu site e conteúdos.

Isso porque se você nem cogitou em ter SEO, seu negócio estará cometendo o maior erro na internet.

Search Engine Optimization (SEO), é uma expressão em inglês que se refere à “otimização de sites para os mecanismos de busca da internet”.

Atualmente, o Google é o principal mecanismo de busca, tendo centenas de fatores para o ranqueamento de um site.

Esses fatores determinarão a importância que uma determinada página possui e, consequentemente, a sua posição nos resultados de pesquisa.

O objetivo do SEO precisa ser levado em conta: faz com que, cada vez mais, sejam criados conteúdos relevantes para o público e que esses sejam “recompensados” pelos mecanismos de busca nas primeiras posições dos resultados.

Dessa forma, ter estratégias de SEO em seu site é garantir que sua página de conteúdo seja a mais relevante para uma determinada pesquisa dos clientes.

Por isso, uma estratégia de SEO deve buscar oferecer, sempre, a melhor resposta àquilo que foi, de certa forma, perguntado ao mecanismo de busca.

Para empresas que querem ser vistas, notadas e se tornar referência na sua área de atuação, investir nessa estratégia é fundamental e um erro gravíssimo caso não invista.

– Leia também: Mecanismos de pesquisa: como eles podem ajudar o seu negócio?

Benefícios do SEO em evitar erros na internet

Uma das áreas mais beneficiadas com a utilização correta de SEO é a de atendimento.

Isso porque são vários os benefícios tanto para o público quanto para a empresa ou qualquer tipo de negócio. Entre as maiores vantagens, estão:

1. Traz visitantes qualificados

Uma estratégia bem planejada e executada de SEO fará com que seus possíveis clientes sejam atraídos até o seu site, por meio de uma pesquisa na internet procurando solucionar suas dores.

Por isso, é fundamental ter visitantes qualificados, interessados nos produtos e serviços que a sua empresa pode disponibilizar a curto, médio e longo prazo.

– Leia também: 10 lições da Harvard Business Review sobre atendimento ao cliente

2. Promove uma comunicação clara na web

Como o SEO tem foco na relevância e na qualidade de um conteúdo, um bom uso dessa ferramenta acaba promovendo uma forma clara, direta e precisa de comunicação no meio digital.

Isso é fundamental no relacionamento com o público, já que, se você não der exatamente o que o cliente precisa, em pouco tempo ele simplesmente visitará outro site que cumpra esse papel.

Por outro lado, um visitante que notar todas as suas dúvidas e necessidades claramente resolvidas poderá ser fidelizado.

Dessa forma, as chances de virar um cliente e até recomendar a sua empresa serão bem maiores.

Por isso, em vez de apostar apenas em conteúdos genéricos para atrair o máximo de público possível, invista em conteúdos que se encaixam exatamente nas necessidades do seu consumidor, e que o seu produto possa solucionar.

3. Facilita a aproximação com o público

Com visitantes qualificados no site, atraídos por conteúdos que suprem suas necessidades, fica mais fácil para a empresa ter um contato mais próximo com seus clientes.

Além disso, quanto maior a aproximação com o público, mais informações são obtidas sobre ele, e isso é fundamental tanto com clientes fidelizados quanto com os prospects, já que garante o sucesso e da sua empresa.

– Leia também: Como lidar com clientes nervosos? 3 dicas para um bom atendimento

O site é uma ferramenta que precisa ser otimizada, ter boas técnicas de SEO, ser revisado e reparado os erros na internet.
O site é uma ferramenta que precisa ser otimizada, ter boas técnicas de SEO, ser revisado e reparado os erros na internet.

6 erros na internet mais comuns em sites e como consertá-los

Além da falta de conhecimento e preparo em SEO, é comum ver empresas e negócios com grande potencial na internet perderem espaço no mercado, por conta de outros erros em seus sites.

Em tempos em que a internet tem sido uma grande aliada na tomada de decisões do consumidor, é de suma importância ter uma presença on-line capaz de facilitar essa ação.

Neste sentido, o site é uma ferramenta que precisa ser otimizada, ter boas técnicas de SEO, ser revisado e reparado erros.

Por isso, conheça 6 erros na internet mais comuns e saiba como consertá-los em se site!

1. Criação em excesso e sem revisão

Na tentativa de dar mais para os consumidores, os profissionais de marketing, quer sejam novatos ou veteranos, costumam colocar conteúdos e layouts demais nas páginas.

Às vezes, bombardear o consumidor com muitas escolhas pode levar a uma queda de rendimento.

Isso porque em uma questão de segundos ele pode abandonar o site, sem ver o conteúdo, independentemente da sua qualidade.

Sem revisões no conteúdo e site, erros acontecem com maior facilidade.

Dessa forma, é fundamental contar sempre com a ajuda de terceiros para corrigir erros que deixamos passar sem perceber.

Antes de colocar o site ou conteúdo no ar, solicite a funcionários qualificados para navegar no site e identificar possíveis problemas técnicos, de SEO e textuais.

Todos esses erros exigem alguma dedicação para serem corrigidos, mas são práticas que trarão mais clientes e ótimos resultados para o seu negócio.

2. Criação que faz a experiência ficar mais lenta

A natureza 24 horas x 7 dias da semana da internet tornou os consumidores modernos  mais impacientes.

Dessa forma, quando elementos gráficos estiverem sendo considerados em seu site, opte pela regra dos 9 segundos.

Essa regra determina: se algo levar mais do que 9 segundos para o download, há 75% de chance de perder o visitante.

Portanto, avalie cada elemento gráfico se perguntando como efetivamente isto vai impactar a experiência do cliente.

Um outro ponto importante é tomar o cuidado de testar seu site usando tecnologias mais antigas e lentas, já que a realidade em cada cliente pode variar.

Como comentado antes, a internet é um ambiente em que existem muitas opções e tudo acontece de maneira instantânea, fazendo com que nenhum usuário espere muito tempo até que determinada página carregue.

Por isso, a solução é desenvolver o site pensando na velocidade de carregamento das página com leveza e simplicidade.

Ou seja, nada de subir fotos muito pesadas ou vídeos e músicas que demoram para carregar!

3. Criação que não gera nenhuma experiência

No lado oposto de oferecer muita coisa ao cliente, vem o erro de não oferecer interatividade e conteúdo, gerando nenhuma experiência ao visitante.

Um fato é: a interatividade é a característica natural da internet e dos websites.

Por isso, faça um balanço entre muita criatividade, e interação, e páginas muito estáticas, considerando a motivação do visitante no seu site.

Além disso, crie páginas iniciais que entreguem a promessa da propaganda “off-line” ou dê um benefício imediato e/ou um veículo de resposta.

4. Criação que distrai

Tenha em mente que todos os elementos de criação devem facilitar e levar os visitantes para onde desejamos e fazer o que queremos.

A partir disso, pode surgir algumas perguntas como:

  • O que o cliente deverá fazer para requisitar informações?
  • Vão comprar o produto diretamente?
  • O que ofereceremos que os concorrentes não têm?

 Lembre-se de uma coisa: visitantes que se distraem ou se perdem vão eventualmente deixar seu site.

Dessa forma, para evitar este cenário mantenha a simplicidade das páginas e garanta que as transições de uma categoria a outra são lógicas.

Para ter sucesso, planeje o fluxo de tal maneira que os visitantes possam sempre se localizar e voltar à página inicial, independentemente de onde estiverem.

Não cometa a gafe de distrair demais seus clientes ou deixá-los sem nada, e esse é um dos erros na internet mais comuns.

5. Um site difícil de achar

Para que o cliente possa experimentar seu site, primeiro ele tem que achá-lo.

E isso requer que tenhamos uma estratégia para mecanismos de busca e indexação.

Dessa forma, precisamos ter a disciplina de atualizar e gerenciar as variáveis de busca e SEO, submetendo os sites a esses mecanismos, e indexação de informações e imagens.

Para uma efetiva otimização nos mecanismos de busca é necessário um amplo conhecimento de SEO, isto é:

  • Entender como escolher e gerenciar as palavras-chave;
  • Escrever uma meta descrição objetiva, clara e que contenha a palavra-chave principal do texto;
  • Tomar muito cuidado com palavras e texto repetitivos, já que além de dificultar a leitura, atrapalha a otimização nos buscadores da internet;
  • Ficar atento ao contexto e conteúdo, verificando se as informações estão corretas, possuem fontes verídicas e se estão atualizadas;
  • Cabeçalhos bem divididos e títulos curtos, objetivos e contendo a palavra-chave também são parte de uma otimização efetiva nos mecanismos de busca.

Invista também em um site ágil, com informações claras e uma navegação simples e funcional.

Resumindo: certifique-se de que o usuário consiga encontrar aquilo que deseja de forma intuitiva.

6. Esconder o formulário de pedido

No marketing via websites, assim como em outros canais de resposta direta, sempre vale a máxima de solicitar o pedido do produto ou serviço por formulário de inscrição/cadastro.

Um dos mais comuns erros na internet é o fato de que, muitos dos sites atuais, desrespeitam esta regra escondendo o formulário de pedido e, alguns, nem o colocam.

Um pedido on-line ou requisição de mais informações nunca deveria estar a mais de um clique de distância.

Isso porque quanto mais fácil para o visitante responder, maior a chance de que ele interaja e acesse o serviço ou produto.

Por isso, também é importante criar uma boa chamada para ação, call to action (CTA), nas suas páginas e também no formulário de pedido.

As Call To Action servem para guiar o usuário a cumprir uma operação desejada, como clicar no botão de “Comprar” ou “Baixe o conteúdo”.

Nesse sentido, garanta que as suas chamadas estejam visíveis e claras o suficiente, como em um botão com bom destaque e frase curta e objetiva.

erros na internet

Como a Lederman Consulting & Education pode te ajudar?

Depois de se atentar aos principais erros e traçar estratégias efetivas de SEO e técnicas para seus conteúdos , calce os sapatos do cliente entrando você mesmo no site, ou usando outras pessoas não ligadas ao seu negócio, para testar suas reações!

Dessa forma, você também verifica, de forma simulada, se os seus objetivos e do visitante estão sendo atingidos.

A Lederman Consulting & Education é uma empresa de consultoria empresarial, que através da Escola Nacional de Qualidade de Serviços, oferece cursos nas áreas de Atendimento e Call Center, Estratégia, Marketing e CRM, Excelência em Serviços e Qualidade, Gestão de Pessoas, Motivação e Vendas e Área comercial.

Também ofertarmos cursos sobre a metodologia Disney para encantar clientes e fazer com que seu negócio não cometas erros off-line e nem on-line.

Faça sua inscrição e descubra o que faz da Disney uma das maiores empresas do mundo do entretenimento e porque tem os clientes mais satisfeitos.

Aplicando na prática o Jeito Disney de encantar clientes – Aula 1 gratuita

Por último, disponibilizamos a primeira aula do curso para você assistir sempre que quiser e entrar nesse mundo de magia e competência com a gente!

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.

Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco: faleconosco@oldsite.ledermanconsulting.com.br

Curso Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: agora online. Consulte a data na agenda.

Curso Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: agora online. Consulte a data na agenda.

banner-horizontal