Prepare seu Marketing para a era dos Cabelos Brancos

Algo sem precedentes e irreversível está ocorrendo com a Humanidade. A proporção de pessoas com mais de 60 anos ultrapassou a proporção dos menores de 5 anos. Daqui para frente, dificilmente esta proporção se inverterá. Afinal, a população acima de 65 anos desde que temos registro raramente ultrapassou os 2-3% na maioria dos países, totaliza hoje em dia 15% nos países mais ricos (*). Por isso, veremos agora o porquê do nosso conselho “Prepare seu Marketing”.

O Japão terá um milhão de pessoas com idade superior a 100 anos por volta de 2050. Nesta mesma época, os centenários nos EUA ultrapassarão a população atual de sua capital, Washington, D.C.

Jeanne Calment, uma francesa, a mulher mais velha oficialmente registrada do mundo. Ela morreu aos 122 anos em 1997. Por volta de 2150 está previsto que alguém chegará aos 150 anos com suas habilidades cognitivas intactas. A expectativa de vida dos recém nascidos nos EUA será de 85 anos em 2065. Além disso,  em alguns países ela será de 100 anos ao final deste século.

A realidade presente e futura

O mundo ocidental tem apenas uma década para enfrentar a delicada questão do equilíbrio dos planos de aposentadoria e de assistência médica. Isso porque uma menor parte da população estará economicamente ativa e a maior parcela estará aposentada. Esse fato se deve a dois fatores preponderantes.

São eles: queda na taxa de natalidade e o aumento da longevidade. A situação é especialmente preocupante para países em desenvolvimento como o Brasil. Nesse sentido, estima-se que em 15 anos a população economicamente ativa começará a ser menor que a inativa.

Essas tendências também levam à previsão de que poderemos presenciar mais “gente de idade” trabalhando com horários flexíveis e com menor rendimento. Isso a exemplo da explosão do trabalho feminino nas décadas de 70 e 80. Essa situação tem objetivo de complementar os ganhos ou até garantir seu sustento.

Terceira idade no mercado de trabalho

Segundo uma pesquisa realizada em nove países desenvolvidos, os proventos do aposentado caem para 80% se comparados com seus rendimentos da ativa. Porém, ao analisarmos a História, nunca os aposentados foram tão ricos e saudáveis. Referências ainda somente do primeiro mundo, infelizmente.

O envelhecimento da população será o maior marco demográfico deste século, com implicações profundas na política, economia, negócios e, portanto nas ações de relacionamento com os consumidores.

O Buick Park Avenue é o carro mais vendido aos septuagenários americanos (mais de 50% suas vendas) e as Harley-Davidson tem metade dos seus compradores acima dos 45 anos. Essa geração do pós-guerra americana que começa a entrar para o clube dos aposentados. Eles adotaram a calça jeans, o rock, as drogas (27% deles admitem ter usado) e passaram por dias vibrantes de política e cultura (Vietnã, movimento hippie e Beatles).

congresso 2018

Prepare seu Marketing

Essas pessoas são consumidores menos conformistas. Boicotam empresas não éticas e, de uma maneira geral, são mais liberais. Uma grande variedade de produtos cuja promessa é a de postergar ou atenuar o envelhecimento está aparecendo: carros esporte luxuosos, tinturas de cabelo, cremes anti-rugas.

Além disso, chegaram o Viagra e as pílulas de reposição hormonal, aparelhos de exercício e catálogos de viagem. Tendo isso em vista, empresas gigantes como a Matsushita e a Panasonic estão numa corrida no desenvolvimento de chuveiros e aparelhos domésticos especiais para pessoas de idade. A exemplo disso, são os aposentados que sustentam a saúde das empresas de cruzeiros marítimos, pois viajam em qualquer época do ano. Sabendo disso, prepare seu Marketing para se comunicar com este público alvo com muito cuidado. Para a maioria do pessoal de marketing o consumidor morre no minuto em que faz 50 anos. Grande erro.

Casal de Cabelos Brancos

Mostrar um casal de cabelos brancos andando de mãos dadas na praia fará você perderá sua audiência. Isso quer dizer que devemos ressaltar a nostalgia dos anos de aventura para atingir o coração deste público. Sabemos disso porque tivemos o privilégio de conversar pessoalmente com especialistas americanos em Marketing direto para o público de idade que nos deram algumas dicas, são elas:

  • Nunca mostre pessoas com a mesma idade deste público alvo, sua auto-imagem é de 10 anos a menos. Assim sendo, ao planejarmos a comunicação para um público de 60 anos devemos usar fotos de pessoas com 50 anos.
  • Facilite a leitura das suas cartas e preenchimento de cupons utilizando tamanho e tipologia de letras adequados. Ou seja, aumente a fonte e sua resposta aumentará.
  • O retorno a promoções e cupons tende a ser maior, pois eles têm mais tempo para recortá-las e preenchê-las.

Já no call center, o tempo médio de atendimento tende a ser maior. Isso porque seu ritmo de falar é um pouco mais lento e eles necessitam de mais interação e atenção. Além disso, muitos são solitários. Ou seja, apressá-los ao telefone significa mandá-los para o concorrente que tiver sensibilidade às suas necessidades.

E você?

Mas e você? Nesse sentido, diria que está se adequando para a Era dos Cabelos Brancos? A nossa dica é para que você Prepare seu Marketing!

Venha discutir e se atualizar sobre estas questões! Convidamos você a participar do 1º. Congresso de Hospitalidade, composto pelo 1º. Fórum de Hospitalidade para o Mercado Sênior e o 1º. Workshop “O Jeito Disney de Encantar Clientes aplicado ao setor de Hospitalidade”

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.
 
Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS) e Professor de Pós Graduação no curso Gestão de Processos e Serviços da Fundação Vanzolini.
 
Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presencias no Brasil e em Orlando: Clique aqui. 
(*) Reflexões e dados baseados na pesquisa sobre aposentadoria da revista Economist

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