Saiba que o mau atendimento empregado pelas empresas é o principal motivo que faz uma pessoa deixar de ser cliente da sua empresa.

 

 

O elemento primordial na relação entre cliente e empresa é o relacionamento. Ele é quem conecta você e o seu consumidor. É o diferencial entre ele adquirir mais, menos, indicar para conhecidos ou nem efetuar a compra, em casos de um mau atendimento. Por isso, independente de qual seja o ramo de atuação da sua empresa, você precisa investir no treinamento da sua equipe. Os seus colaboradores bem, se bem treinados, irão garantir que a sua marca seja bem cuidada, e terá a capacidade de surpreender os seus clientes. 

E é exatamente este fato que é apontado em estudo realizado pelo Centro de Estudos e Tendências da Atento com consumidores brasileiros.

 

Traduzindo em números

 

O resultado da pesquisa mostra que 80% dos participantes afirmam que o atendimento ruim é o principal motivo que faz com que deixem de ser clientes. Ou seja, 8 em cada 10 pessoas que são clientes da sua empresa irão te abandonar caso a atenção que esteja dando a eles não seja de qualidade.  

 

Outro assunto que vai deixar o seu cliente insatisfeito é você mudar as condições do produto/ serviço que oferece e não avisar a ele. Segundo a pesquisa, é queixa de 15% dos participantes. Ainda 32% dos que responderam a pesquisa disseram que pagar mais por um serviço oferecido mais barato para um cliente novo é o que diminuem a aceitação com relação à uma empresa.

 

Qualidade acima de tudo

 

O segredo do sucesso para a sua empresa conseguir clientes felizes e satisfeitos, pode ser resumido em uma palavra: qualidade. A qualidade no serviço oferecido, no produto vendido e atendimento é o que o cliente busca, e é o que garante a sua fidelização. Táticas como dar um tratamento especial para alguns clientes, mandar avisos antecipados das novidades e de possíveis promoções podem ser boas táticas para manter ou aumentar a qualidade do que você pode oferecer para os seus clientes.

 

Ouça os seus clientes

O bom e velho telefone ainda é a forma de contato utilizada para o seu cliente reclamar de algo. Por isso, é importante que o seu setor de atendimento ou call center saiba lidar com o cliente, ajudando-o a resolver os seus problemas. E de acordo com a pesquisa é o canal de comunicação que possui a maior taxa de resoluções de caso, 78,5% contra 62,5% do email, que é outra forma de contato bastante utilizada.

 

O que fazer após um atendimento ruim?

O Primeiro passo após oferecer um atendimento ruim ao seu cliente é corrigir o erro. Sabemos que nossos colaboradores não irão acertar sempre, mas a atitude de corrigir o erro cometido traz benefícios ao seu cliente e pode até gerar um aumento no valor que ele dá ao seu negócio.

Por que entregar mais do que o cliente espera 

Essa postura de surpreender o cliente, entregando mais do que ele estava esperando, seja  do seu produto ou serviço, é uma das estratégias que mais garantem a satisfação, como mostrei em meu artigo, que aborda justamente sobre isso: Encantamento Disney, construindo uma marca que surpreende. Como uma metodologia de excelência na gestão de pessoas e processos pode fazer a sua marca atingir um nível de satisfação superior a 90%

 

 

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e promotor dos Workshops Autorizados do Disney Institute no Brasil.

 

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