Trabalho em Equipe: 5 passos para desenvolver na sua empresa

O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso profissional e também no âmbito pessoal. A base de uma empresa sólida é a entrega de resultados, produtos de alta qualidade, processos ágeis e também uma equipe competente.

No entanto, tudo isso não pode ser alcançado sem que a matéria-prima principal de uma empresa esteja bem: as pessoas. Trabalhar em um lugar onde as pessoas se relacionam bem é fundamental para qualquer um.

Dessa forma, listamos algumas dicas para você melhorar o trabalho em equipe na sua empresa. Confira!

Banner no artigo "Trabalho em equipe" para agenda de cursos da Lederman

Trabalho em Equipe – 5 passos para desenvolver na sua empresa

Confira 5 passos para desenvolver o trabalho em equipe na sua empresa:

1- Confie na equipe e delegue responsabilidades

O desafio move o ser humano. Por isso, uma ótima forma de engajar todos em prol do trabalho em equipe é distribuir metas que vão exigir competência dos membros da empresa.

Sob o mesmo ponto de vista ao delegar responsabilidades, você valoriza o trabalho deles e demonstra confiança em sua equipe.

Leia também: Metas de vendas: como definir as métricas de vendas da equipe?

2- Consulte-os quando precisar tomar decisões.

A princípio tendemos a individualizar os momentos de decisão. Contudo é importante buscar apoio das pessoas que estão à sua volta.

Às vezes você pode ter a decisão clara na sua mente, mas envolver os membros da empresa mostra que você reconhece a importância da visão de todos.

Além disso, é uma forma de mostrar o que acontece na instituição e, assim, ninguém trabalha no escuro, sem saber pelo que desempenham suas funções.

3- Resolva os problemas na hora

Qualquer problema, por menor que ele pareça, deve ser esclarecido e resolvido imediatamente.

Assim, você demonstra disposição em melhorar o clima organizacional e não dá margem para indisposições entre a equipe.

Portanto, converse, escute e encare as adversidades com honestidade.

4- Ofereça ajuda se achar necessário.

Outra maneira de fortalecer o trabalho em equipe é oferecer sua ajuda sempre que perceber que algum membro está com dificuldades.

Além de aproximar a equipe, demonstra que as pessoas podem contar e confiar em você.

5- Reconheça os bons e maus trabalhos.

Seja um líder que sabe reconhecer quando a equipe corresponde às expectativas da empresa e seja sensível para abordar os membros quando o produto entregue não estiver no nível desejado. Ao mesmo tempo, sempre elogie!

Criticar um trabalho depois de pronto é muito fácil. Por isso, é tão (ou mais) importante saber exaltá-lo quando as coisas funcionam.

Em resumo, um bom trabalho em equipe otimiza o clima organizacional, agrega valores profissionais e pessoais e aumenta a autoconfiança dos colaboradores.

Com dicas simples assim, o trabalho em equipe tem condições de se desenvolver e aprimorar. O resultado será uma equipe mais unida, confiante e satisfeita com o trabalho.

Conte com a Lederman Consulting & Education para melhorar o trabalho em equipe na sua empresa por meio de treinamentos empresariais. Por meio da Lederman, nós já ensinamos mais de 10 mil profissionais brasileiros as práticas inovadoras que encantam pessoas e empresas de todo o mundo.

Inclusive, nosso blog já tratou de eventos com profissionais pelo Disney Institute, sobre a Educação Corporativa, entre outros. Não deixe de conferir também!

 

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil. Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco: faleconosco@ledermanconsulting.com.br

Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: ao vivo e online. Consulte a data na agenda.

Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: gravado, faça quando e como quiser.

Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: agora online. Consulte a data na agenda.

banner-horizontal