Por que sua empresa precisa de Consultoria Empresarial?

A Lederman Consulting & Education é uma empresa especializada em cuidar de outras empresas. Através de cursos, palestras, consultorias e treinamentos, diagnosticamos problemas que podem ter passado despercebidos por membros de uma companhia. Tais problemas podem se tornar verdadeiros entraves no crescimento da empresa. Dessa forma, trabalhamos em cima disso, procurando superar os obstáculos e ensinar aos membros como vencê-los e evitá-los no futuro. Nosso blog já tratou dos eventos com profissionais com passagens marcantes pelo Disney Institute, sobre a Educação Corporativa e sobre o trabalho em equipe. Hoje, vamos falar de Consultoria Empresarial. Afinal, por que sua empresa pode estar precisando de Consultoria Empresarial?   A Consultoria Empresarial é uma análise profunda das práticas e características de uma empresa. Assim, esse mapeamento procura possíveis falhas que podem dar margem para erros e fracassos dos resultados da sua empresa. Funciona como um efeito dominó. Ou seja, brechas que parecem insignificantes no meio do processo da entrega de um produto podem desencadear erros sucessivos até, no final, se tornar um fracasso completo. Com esse diagnóstico, listamos os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da sua empresa – a famosa Análise SWOT. Com esses dados em mãos, a consultoria empresarial tem condições de apontar caminhos para sua empresa. A lista dessas características permite que a análise defina quais aspectos da sua companhia precisam de uma atenção mais urgente. Pode ser, por exemplo, na gestão do conhecimento, no processo de seleção de membros ou no clima da empresa. Engana-se quem pensa que a Consultoria Empresarial deve ser realizada apenas uma vez na vida de uma empresa. Problemas e obstáculos são cíclicos. O que acontece...

Estudo de Caso nº 3 – Aplicando a Magia Disney na prática para a sua empresa

Estudo de Caso nº 3 Todo funcionário, ao entrar na Disney, jamais poderá trabalhar “ao vivo” no Parque sem que tenha passado pelo curso de “Traditions” (tradições). Nele, é relatado sobre a santidade dos personagens, visto que os personagens na Cultura Disney são considerados semideuses. Com isso, eles são tão respeitados que, quando alguém tem a honra de interpretá-los, o trabalho é feito de forma sigilosa. Ou seja, o funcionário nunca dirá que foi Mickey, Pateta ou Pluto. Dirá apenas que foi amigo ou amiga (“friend of”) dos mesmos. Esse é um dos pontos da Magia Disney. Por que funciona dessa maneira? Porque, assim, é transmitido respeito, reverência e, principalmente, o cuidado com o que há de maior valor na organização: os personagens que nos levam ao mundo da fantasia. No curso de Tradições, o novo funcionário aprende que todos são responsáveis pela magia. Ou seja, não são apenas as pessoas da linha de frente que tornam-se amigas dos personagens. Mas também o jardineiro, o motorista de ônibus e, até mesmo, o encarregado da limpeza. Pois, reflita: Como poderia o nosso convidado acreditar que está no mundo da fantasia se este mundo está sujo? Dessa maneira, ensina-se ao mais novo membro da equipe a importância que ele tem na criação e manutenção da Magia Disney.   O objetivo é que todos os membros, como o auxiliar de limpeza, por exemplo, seja motivado a preservar a experiência mágica do convidado. E, o mais importante: o funcionário deve ser incentivado a fazer algo a mais pelos visitantes. Quer ver um exemplo prático disso? No vídeo abaixo, um auxiliar de limpeza transcende...

Aplicando o Método Disney na prática da sua empresa

A mãe volta do parque com seu filho de 4 anos e os dois conversam alegremente sobre o dia de hoje no Magic Kingdom (Reino Mágico) e suas atrações. Quando abrem a porta do quarto, flagram o Ursinho Pooh assistindo desenho da Disney na televisão, com um leite longa vida do seu lado esquerdo, bolachas infantis no lado direito e o controle remoto na mão! – Lembra do Toy Story? – Disse a mãe. – Sim, mamãe! – Disse o filho Como não deu tempo do Pooh se esconder (pois não os viu chegando), ele “congelou” como os brinquedos do Andy no filme Toy Story. A mãe se emociona ao ver o seu filho concluir que o malandro do Pooh aproveitou que eles foram ao parque e se apoderou da TV. Em seguida, usando a sabedoria natural das mães, ela aproveita para dizer ao garoto que tomar leite (ele não gosta muito) e comer bolachinhas faz bem para a saúde. À noite, ela senta-se e escreve uma carta de elogio para o hotel da Disney. Por fim, a carta acaba parando na galeria de honra na sala das camareiras. Com isso, a camareira autora deste momento mágico será homenageada pessoalmente numa cerimonia especial, pelo Vice-Presidente de Operações do parque.  Como aplicar este método na sua empresa? Por trás desta pequena história – que é verdadeira – temos um material para estudo aprofundado sobre como aplicar o Método Disney na prática da sua empresa. Ou seja, como motivar sua equipe a fazer algo a mais pelo cliente (cultura e reconhecimento) fora das obrigações normais do cargo. Na Disney, assim como todos os outros funcionários, a camareira também é chamada de “Cast Member” (membro do elenco). Ela...

Encantamento Disney: Rodeada de alegria, o sorvete caiu no chão

Conheça uma das histórias que ajudaram a construir a 5ª maior marca do mundo – Os Segredos da Disney! Ele estava ali, em pleno Disney World, realizando um sonho de levar sua filha nesta viagem. Ela estava agora com um belo sorvete do Mickey na mão para completar as delícias do verão americano. De repente, distraída, deixou o sorvete cair no chão. “Coisas que acontecem”, pensou o pai. “Compro outro”. Antes que a garota se abaixasse para colocar o sorvete no lixo, um funcionário do parque intercedeu e lhe disse agachando-se para falar na altura dos olhos da criança: – Não se preocupe que cuidamos disso. Venha comigo que fazemos questão de lhe oferecer outro sorvete. Um dos segredos da Disney é que todos os funcionários são treinados para agir dessa forma! Essa atitude garante um cliente absolutamente encantado ao ver o sorriso de volta no rosto da sua filha. Qualidade acima de tudo Naquele momento, um outro encantamento Disney entrou em cena. Não o dos personagens infantis, não o da magia das histórias, não o dos brinquedos e atrações inconfundíveis. Um sorvete no chão acionou a força de uma marca que coloca qualidade acima de tudo. Por trás da magia Disney, há um segredo de negócios que envolve muita pesquisa, muito estudo, muito trabalho. Isto é, transpira excelência na gestão de pessoas e processos, conquista de lealdade e um somatório de detalhes traduzido em atitude pró-ativa. Uma atitude que obtém 90% de grau de satisfação, um dos maiores do mundo! Acontece que todo o pessoal de linha de frente tem autonomia para trocar o sorvete derrubado. Basta trocar um voucher...

Segredos da Disney: Crie magia por meio da capacitação

Um dos momentos profissionais mais marcantes da minha vida foi o encontro e conversa com Lee Cockerell. Ele foi Vice-Presidente executivo responsável pelas operações do Walt Disney World® Resort por mais de 10 anos. Participamos juntos de um evento em Frankfurt em 2012. Foi na verdade um privilégio ter o Lee ao meu lado. Estávamos relaxados e tomando a verdadeira cerveja alemã num tradicional restaurante da cidade. Conversávamos sobre os segredos da Disney quando entramos na questão da capacitação, que é certamente um dos diferenciais da organização. Veja aqui o que ele me contou e que tenho a honra de compartilhar com você: “Após a passagem do furacão Charley por Orlando em 2004, recebi uma carta de um alto executivo da companhia seguradora do Walt Disney World® Resort. Por coincidência, ele estivera no Yacht Club e no Beach Club Resort da Disney pouco antes do início da tempestade. Nessa carta, expressava sua admiração pela rapidez com que os Membros do Elenco haviam se organizado para realizar ações preventivas. Por exemplo, prender todas as coisas que ficavam soltas na propriedade. Além disso, ele disse que, a princípio, pensava ter detectado uma falha nas medidas de precaução. Isso porque ninguém tinha amarrado as cadeiras e as mesas da varanda.   A surpresa No entanto, ao voltar para o quarto, os móveis já estavam dentro do aposento com uma nota informando que seriam recolocados após a passagem do furacão. E para sua surpresa, uma das pessoas que estavam executando trabalhos braçais era Sam Pensula, gerente geral do hotel. Ele o vira entre os Membros do Elenco colocando sacos de areia em portas...

Encantamento Disney: Construindo uma marca que surpreende o cliente

Veja como aplicar na prática na sua Empresa uma das histórias que ajudaram a construir uma das marcas mais conhecidas do mundo   Ele estava ali, em plena Disneyworld, realizando um sonho de levar sua filha nesta viagem, que estava agora com um belo sorvete do Mickey na mão para completar as delícias do verão americano. De repente, distraída, deixou o sorvete cair no chão. Coisas que acontecem, pensou o pai. Compro outro. E, antes que a garota se abaixasse para colocar o sorvete no lixo, um funcionário do Parque intercedeu e lhe disse agachando-se para falar na altura dos olhos da criança (todos são treinados para isso): – Não se preocupe que cuidamos disso. Venha comigo que fazemos questão de lhe oferecer outro sorvete. E fez isso para obter um cliente absolutamente encantado ao ver o sorriso de volta no rosto da sua filha.   Percebendo o encantamento Disney   Naquele momento, um outro encantamento Disney entrou em cena. Não o dos personagens infantis, não o da magia das histórias, não o dos brinquedos e atrações inconfundíveis. Um sorvete no chão acionou a força de uma marca que coloca qualidade acima de tudo. Por trás da magia Disney, há um segredo de negócios que envolve muita pesquisa, muito estudo, muito trabalho. Transpira excelência na gestão de pessoas e processos, conquista de lealdade e um somatório de detalhes traduzidos em atitude pró-ativa. Atitude gera satisfação   Essa simples atitude ajuda com que a marca tenha 90% de grau de satisfação, um dos maiores do mundo! Acontece que todo o pessoal de linha de frente tem autonomia para repor o sorvete derrubado. Basta trocar um...