28 jun 2022

Dados transacionais x Dados Relacionais diferentes estratégias de CRM
Antes de tudo, os dados transacionais e os dados relacionais não são opostos, mas sim complementares. Afinal, se você utiliza uma estratégia de CRM em sua empresa, sabe que quanto mais dados, mais personalizado o contato com o cliente. Entretanto, aumentar o número de perguntas durante o contato com o cliente ou mesmo em um formulário na página do seu site pode afetar o número de leads...

04 jan 2022

Os desafios do marketing na era da dispersão
A princípio, é certo que as pessoas estão se cansando do marketing em todas as suas formas.  Conforme mostra um estudo da Yankelovich Partners, consultoria americana em serviços de marketing, a resistência às campanhas publicitárias nunca esteve tão em alta.  De acordo com os dados da pesquisa, 65% dos americanos se sentem “constantemente bombardeados” por mensagens.  Ao mesmo t...

24 ago 2021

Hoje em dia, no mundo dos negócios, todos já têm muito clara a importância da retenção de clientes, uma vez que conquistar um novo cliente é de cinco a sete vezes mais caro do que mantê-lo. A princípio, essa constatação foi feita por Philip Kotler, um dos grandes nomes do marketing. Logo, a afirmativa transformou-se em uma “vaca sagrada” entre as empresas que almejam o sucesso da o...

18 maio 2021

Administrar empresas da área de serviços exige todas as competências necessárias à gestão industrial, com uma diferença fundamental: a forte presença do elemento humano.  Por isso, muitas empresas deste segmento têm buscado soluções para aprimorar seus níveis de serviços e, consequentemente, melhorar a relação com seus clientes.  Alvos de constantes reclamações por parte dos consumidor...

11 maio 2021

marketing para idosos
Você já está investindo no marketing para idosos? Se a sua resposta foi não, chegou a hora de considerar essa estratégia para sua empresa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o número de pessoas com mais de 60 anos no país era superior em 6 milhões ao de crianças com até 9 anos de idade. Daqui para frente, dificilmente esta proporção se...

06 abr 2021

Inicialmente, o marketing multicanal refere-se à prática de interagir com os clientes usando uma combinação de canais de comunicação - sites, lojas de varejo, catálogos de pedidos pelo correio, mala direta, e-mail, celular, etc. Ele permite que os clientes deem preferência ao seu produto ou serviço utilizando o canal de sua escolha. Em outras palavras, o marketing multicanal trata-se de...

25 nov 2020

Como fazer marketing e vendas trabalharem juntos?
Iniciando com este pensamento de Peter Drucker, vamos desenvolver um tema que inúmeras organizações vêm se debatendo: vendas e marketing trabalhando juntos. Estamos certos que vários leitores reconhecerão ao longo do artigo situações por eles vividas no seu dia a dia. “Na realidade, a venda e o marketing são antíteses e não sinônimos ou complementações. Haverá sempre, temos que admitir,...

16 dez 2019

Marketing e banco de dados
Você se lembra de quando era criança e tinha algo que pensava ser realmente importante, mas ninguém ouvia? Por exemplo, quando você não conseguia chamar a atenção do decisor (sua mãe) para dar-lhe um doce? Como um profissional de marketing de relacionamento você se sente assim? "Senhor potencial consumidor, tenho um grande negócio para você, o que você precisa, um belo preço, prazo, temp...

20 nov 2018

evento anual sobre a Metodologia Disney no Brasil
Num estudo da Associação Americana de Marketing Direto (DMA) observou-se que as ofertas de e-mail, particularmente aquelas enviadas a listas oriundas de banco de dados proprietários das empresas, produziram, de uma maneira geral, maiores Retornos Sobre o Investimento nas ações focadas em resposta imediata de pedidos, geração de leads ou de tráfego em lojas. Mudanças de mercado, acompanha...

31 out 2018

Por David Lederman, cobrindo, especialmente para a Consumidor Moderno, a 86ª Conferência Anual da DMA, Direct Marketing Association - 12/15 de outubro de 2003. O Presidente e CEO da DMA, Robert Wientzen, na sua palestra de abertura, sem meias palavras, disse que “este ano tem sido o ano mais difícil em toda a história da Associação". Mas que também se enfrentava uma "tempestade perfeita ...