02 jul 2024

Uma pesquisa de percepção de valor e posicionamento ajuda a entender como a sua marca é percebida no imaginário dos clientes, prospects e colaboradores interessados. Ou seja, é uma pesquisa que auxilia a entender qual é a imagem da sua empresa na mente do seu público.  Em resumo, esse tipo de pesquisa oferece um retrato da imagem do seu negócio em comparação com a concorrência.  A par...

19 jun 2024

Inicialmente, o marketing multicanal refere-se à prática de interagir com os clientes usando uma combinação de canais de comunicação - sites, lojas de varejo, catálogos de pedidos pelo correio, mala direta, e-mail, celular e entre outros. Ele permite que os clientes deem preferência ao seu produto ou serviço utilizando o canal de sua escolha. Em outras palavras, o marketing multicanal ...

14 maio 2024

perda de clientes
Desde já, o impacto da perda de clientes para uma empresa é assunto conhecido nas reuniões de CEOs, diretores, gerentes e marketing. Conforme avaliado por Philip Kotler, uma das maiores referências na área de administração e marketing, “Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”. Nesse sentido, cada cliente que reporta um problema representa uma oportunida...

23 abr 2024

e-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia digital muito interessante para promover negócios através do envio de mensagens comerciais por e-mail. Ainda assim, essa estratégia pode também criar e manter uma conexão semanal ou mensal com os clientes. Bem como, essas mensagens podem incluir ofertas especiais, novos produtos, conteúdo informativo e muito mais. É uma maneira eficaz de se conectar...

29 fev 2024

dados transacionais e dados relacionais
Antes de tudo, os dados transacionais e os dados relacionais não são opostos, mas sim complementares. Afinal, se você utiliza uma estratégia de CRM em sua empresa, sabe que quanto mais dados, mais personalizado o contato com o cliente. Entretanto, aumentar o número de perguntas durante o contato com o cliente ou mesmo em um formulário na página do seu site pode afetar o número de l...

06 fev 2024

neuromarketing
Você já ouviu falar em neuromarketing?  Em suma, essa é uma área dentro do marketing que alia conhecimentos mercadológicos e publicitários à neurociência, garantindo maiores chances de venda de determinado produto ou serviço do seu negócio. Por exemplo, se você tivesse escolha, você usaria a mesma mensagem de marketing para o Capitão Kirk e para o Dr. Spock? Atualmente, as estratégias...

04 out 2023

Comunicação com o cliente: como aprimorar o diálogo?
Um dos pilares da boa relação é a comunicação com o cliente. Se bem feita, ela pode inclusive facilitar a resolução de insatisfações. De antemão é preciso entender de que forma você pode conseguir alcançar uma boa comunicação e como aprimorar esse diálogo. Possuir um diálogo fluído com os clientes é essencial para construir relacionamentos sólidos e duradouros. Para isso, é crucial...

15 fev 2022

O atendimento ao cliente pode ser um divisor de águas para transformar um cliente detrator, ou seja, um cliente que não teve uma boa experiência, em um promotor, um cliente que viveu algo bom com a marca. Para isso, temos uma lição valiosa e nada intuitiva: um cliente que passa por um problema, mas, devido a uma boa resolução fica completamente satisfeito acaba se tornando mais leal d...

04 jan 2022

Os desafios do marketing na era da dispersão
A princípio, é certo que as pessoas estão se cansando do marketing em todas as suas formas.  Conforme mostra um estudo da Yankelovich Partners, consultoria americana em serviços de marketing, a resistência às campanhas publicitárias nunca esteve tão em alta.  De acordo com os dados da pesquisa, 65% dos americanos se sentem “constantemente bombardeados” por mensagens.  Ao mesmo t...

24 ago 2021

Hoje em dia, no mundo dos negócios, todos já têm muito clara a importância da retenção de clientes, uma vez que conquistar um novo cliente é de cinco a sete vezes mais caro do que mantê-lo. A princípio, essa constatação foi feita por Philip Kotler, um dos grandes nomes do marketing. Logo, a afirmativa transformou-se em uma “vaca sagrada” entre as empresas que almejam o sucesso da o...