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21 set 2021

Objetivos ao alinhar território da força de vendas [Aula 3 – Módulo 4]

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Antes de tudo, vamos retomar um ponto da primeira aula do módulo a respeito da força de vendas.

Elas precisam ser bem organizadas para atender com eficiência e eficácia às necessidades do cliente e vender os produtos e serviços da empresa.

Nesse sentido, na última aula do Curso de Vendas, falamos sobre as circunstâncias que tornam necessário o realinhamento de rota. 

De uma forma geral, todas as empresas precisam de um realinhamento quando estão passando por uma transformação no cenário em que está inserida.

Por exemplo, a pandemia acelerou as modalidades de trabalho a distância, o que era um tema delicado em muitas organizações. 

Segundo um estudo realizado pela Fortinet, 83% dos colaboradores citaram o desafio de transição das equipes para o home office como “moderado”, “muito desafiador” ou “extremamente desafiador”.

No entanto, os resultados do modelo de trabalho a distância também tem muito a nos dizer. 

De acordo com pesquisa da Fundação Dom Cabral, mais de 58% dos respondentes afirmaram ser mais produtivos ou significativamente mais produtivos em home office. 

Ou seja, uma organização que alinhou as suas estratégias para o relacionamento com seus clientes, internos e externos, a distância ganharam um grande diferencial competitivo na atual divisão de territórios.

Objetivos do Alinhamento

Logo, as empresas precisam de ações estratégicas para realinhar os territórios para que a força de vendas tenham uma atuação eficaz junto ao público consumidor. 

Assim sendo, existem 5 objetivos principais ao realizar o alinhamento: 

  1. Equilibrar a carga de trabalho aumenta a cobertura da força de vendas e melhora a receptividade aos clientes. Consequentemente, aumenta os resultados do time comercial e é essencial quando as atividades são rigidamente controladas.
  2. Balancear o potencial de vendas dá aos vendedores oportunidades de ganhos iguais e a sensação de um trabalho mais justo.
  3. Reduzir a ruptura do alinhamento atual preserva os relacionamentos, elimina a incerteza para os vendedores e eleva a motivação.
  4. Desenvolver territórios compactos aumenta a receptividade às necessidades dos clientes, reduz as viagens noturnas para os vendedores e diminui as despesas com deslocamentos.
  5. Nivelar os entornos entre os territórios é um objetivo preferencial dos economistas. Infelizmente, não é possível, na prática, mensurar esse fator. 

No entanto, mensurar os retornos marginais no nível das contas e territórios, com um mínimo de precisão, é muito caro e frequentemente impossível.

Entendendo o papel da força de vendas

Ao mesmo tempo, os objetivos do alinhamento devem se concentrar no papel da equipe de vendas dentro da organização. Por exemplo:

  • Para uma força de vendas muito comissionada, enfatizar o equilíbrio do potencial de vendas, para nivelar as oportunidades de ganhos para os vendedores.
  • Quando a venda de relacionamento e o conhecimento em profundidade do cliente são importantes, enfatizar a redução da ruptura.
  • Se for possível avaliar com precisão a carga de trabalho em cada conta, enfatizar o equilíbrio da carga de trabalho. 
  • Já se controlar o número de horas trabalhadas é o mais importante, como no caso de vendedores em tempo parcial, enfatizar o equilíbrio da carga de trabalho e a redução do deslocamento.

Em resumo, os territórios precisam ser divididos com cargas de trabalho equilibradas, para estimular a melhor cobertura possível dos clientes. Um exemplo seria o do merchandising na loja, no ramo de produtos de consumo.

Mensurando os Critérios de Alinhamento

Em seguida, uma boa mensuração dos critérios é essencial para um realinhamento bem-sucedido. 

Por isso, dedicar um tempo criando, avaliando e ponderando todos os dados que fundamentam as decisões relativas ao alinhamento é uma etapa fundamental para o planejamento das grandes organizações. 

Embora as formas de mensuração para o alinhamento variem de acordo com a empresa e o ramo de atividade, a tabela abaixo apresenta algumas ideias para a mensuração dos diferentes critérios de alinhamento.

Formas de Mensuração dos Diferentes Critérios de Alinhamento
Formas de Mensuração dos Diferentes Critérios de Alinhamento

Auditoria Anual

Dessa forma, todo alinhamento precisa ser auditado anualmente para garantir a eficácia estratégica e os melhores resultados.

Nesse contexto, comece respondendo às seguintes perguntas:

  • O mercado mudou?
  • O alinhamento é coerente com as novas prioridades de produtos especificadas no plano de marketing?
  • Estão disponíveis as melhores fontes de dados para informações sobre clientes e mercados?

Assim como iniciamos as etapas do distritamento, acompanhar os resultados é um forma eficaz de garantir o sucesso do processo ou realinhar a força de vendas novamente.

A melhor solução é o alinhamento centralizado com ajustes locais! Um processo poderoso que vamos abordar em mais detalhes na aula 4.

Enquanto a nossa próxima aula não é disponibilizada, que tal conhecer outros conteúdos da Lederman Consulting e Education? Acesse o nosso blog.

Agora, se você ainda não acessou nenhuma das aulas do nosso Curso de Vendas, te convido a participar dessa jornada com a gente. Acesse agora a Aula 1 do primeiro Módulo!

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil. 

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

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