e-mail marketing

10 abr 2024

E-mail marketing: entenda a importância da estratégia e como utilizá-la

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O e-mail marketing é uma estratégia digital muito interessante para promover negócios através do envio de mensagens comerciais por e-mail. Ainda assim, essa estratégia pode também criar e manter uma conexão semanal ou mensal com os clientes.

Bem como, essas mensagens podem incluir ofertas especiais, novos produtos, conteúdo informativo e muito mais. É uma maneira eficaz de se conectar com clientes atuais e potenciais, mantendo-os engajados e informados.

Ao segmentar os contatos e criar conteúdo relevante, o e-mail marketing pode aumentar as vendas, o tráfego do site e fortalecer relacionamentos com os clientes.

Dessa forma, ele é uma ferramenta poderosa quando feita corretamente, respeitando sempre as preferências de privacidade dos destinatários. Confira o que falaremos nos artigo de hoje:

  • Estudo do E-mail Marketing
  • O que é Retorno Sobre o Investimento (ROI)?
  • ROI de e-mail marketing
  • 5 benefícios de se utilizar e-mail marketing
  • Como a Lederman Consulting & Education pode te ajudar?

Boa leitura!

Estudo do E-mail Marketing

Num estudo da Associação Americana de Marketing Direto (DMA), observou-se que as ofertas de e-mail, particularmente aquelas enviadas a listas oriundas de banco de dados proprietários das empresas, produziram, de uma maneira geral, maiores retornos sobre o investimento nas ações focadas em resposta imediata de pedidos, geração de leads ou de tráfego em lojas.

Mudanças de mercado, acompanhadas de tecnologias de banco de dados que hoje direcionam os programas de marketing interativo e direto, levaram a um aumento da abrangência de ferramentas no mix de marketing. Dentre elas, o e-mail aparece com um grande destaque, como veremos a seguir.

O que é Retorno Sobre o Investimento (ROI)?

O Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma métrica financeira utilizada para avaliar a eficiência e a lucratividade de um investimento em relação ao custo do investimento. Em termos simples, o ROI é calculado como a relação entre o ganho líquido obtido com o investimento e o custo do investimento inicial.

O ROI é frequentemente expresso como uma porcentagem. Do mesmo modo, um ROI positivo indica que o investimento gerou retorno e é considerado lucrativo. Quanto maior o ROI, melhor é o desempenho do investimento em relação ao seu custo. Por outro lado, um ROI negativo indica que o investimento resultou em perda.

ROI de e-mail marketing

De acordo com o estudo, o e-mail marketing ,com objetivo de obter pedidos, obteve um índice de Retorno Sobre o Investimento (ROI) de 14,2. Seguido pela TV de resposta direta com 8,4, encartes com 7,3 (estes são eficazes pois otimizam custos de postagem) e mala direta com 7,2.

Enquanto o telefone e o catálogo obtiveram boas taxas de resposta (5,73% e 2,32% respectivamente), ambos geram um menor ROI devido aos seus maiores custos relativos a mão de obra e produção.

O desempenho da mala direta dimensional (ROI de 5,6) deve provocar nos operadores brasileiros uma reflexão, pois ela é tido como “cara” pelos seus custos maiores de produção. Porém, só perde para o telefone em termos de taxa de resposta (3,36% contra 5,73% respectivamente). Sob a mesma perspectiva, o cupom poderia ser mais considerado.

Geração de leads

Já na geração de leads, o e-mail, telefone e revistas provaram ser os três mais eficazes meios. Sendo liderados novamente pelo e-mail com um ROI de 94,4 seguido pelo telefone com 54,7 e revistas com 48,4. Outra vez o e-mail produziu o maior ROI (44,4) na geração de tráfego em lojas, seguido bem de perto por cupons (40,3) e mala direta (30,7).

Os resultados indicam que as fronteiras entre os canais de marketing interativo e os diretos, são cada vez mais tênues. Visto que são complementares e a maioria mostrou índices de ROI satisfatórios.

O surgimento dos websites de catálogos e varejo, bem como o mais novo uso do e-mail como ferramenta de retenção, mostra a indiscutível tendência de sucesso quando praticamos o marketing multicanal.

A pesquisa da DMA quanto às taxas de resposta nas listas de clientes ou internas das empresas, destaca a importância de termos uma estratégia de manutenção e organização dos dados internos. Em especial dos e-mails que, por sua vez, vêm despontando como uma mídia de eficácia comprovada.

Portanto, vamos cuidar bem dos nossos bancos de dados e praticar um e-mail marketing responsável para não matarmos a galinha dos ovos de ouro.

5 benefícios de se utilizar e-mail marketing

  1. Alcance Direto aos Clientes: O e-mail marketing permite alcançar diretamente os clientes em suas caixas de entrada. Com uma lista de contatos bem segmentada, você pode enviar mensagens personalizadas e relevantes para os interesses de cada grupo de destinatários.
  2. Custo-Benefício: Comparado a outras formas de marketing, o e-mail  é altamente acessível e eficiente. Não há custos de impressão, postagem ou espaço publicitário, tornando-o uma opção econômica para alcançar um grande número de pessoas.
  3. Engajamento e Relacionamento: É uma maneira eficaz de construir e fortalecer relacionamentos com os clientes. Enviando conteúdo valioso e interessante, você pode manter os assinantes engajados e interessados na sua marca ao longo do tempo.
  4. Segmentação e Personalização: É possível segmentar sua lista de contatos com base em dados demográficos, comportamentais e de histórico de compras. Isso permite enviar mensagens altamente direcionadas e personalizadas, aumentando as taxas de abertura e conversão.
  5. Mensuração de Resultados: Uma das principais vantagens é a capacidade de medir com precisão o desempenho das suas campanhas. Você pode rastrear métricas como taxas de abertura, cliques, taxas de conversão e muito mais. Esses insights ajudam a otimizar futuras campanhas e aprimorar estratégias de marketing.

Como a Lederman Consulting & Education pode te ajudar?

Neste blog, vimos que o e-mail marketing pode ser uma ótima forma de manter uma interação saudável com o seu cliente.

A Lederman Consulting & Education é uma empresa de consultoria empresarial e a única autorizada no Brasil para dar treinamento empresarial baseado no livro “O jeito Disney de encantar os clientes”.

Em nossos encontros recebemos convidados internacionais e com anos de experiência trabalhando na The Walt Disney Company.

Assim, desenvolvemos um conteúdo de reflexão e melhores práticas para que o participante possa levar na volta ao trabalho um plano de implantação da visão e magia Disney para o seu negócio.

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Por fim, aproveite para se inspirar com mais conteúdos sobre inovação e criatividade em nosso blog!

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

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