O que é Smarketing? O trabalho em conjunto de vendas e marketing

Conforme adiantamos logo no título do texto, o termo Smarketing representa o trabalho em conjunto de vendas com o marketing.

No entanto, muitas pessoas vão concordar que é comum que essas duas equipes tenham seus atritos, mas a verdade é que um não existe sem o outro.

Ao passo que o trabalho dos profissionais de marketing é produzir conteúdos relevantes para divulgar e atrair o maior número de clientes, a equipe de vendas é a responsável por encantar e convertê-los em vendas.

Assim, Peter Drucker, pai da administração moderna, trouxe a reflexão de que venda e marketing não são complementações, mas sim, antíteses:

“Na realidade, a venda e o marketing são antíteses e não sinônimos ou complementações. Haverá sempre, temos que admitir, a necessidade de alguma venda. Porém, o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua, é saber e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço o sirva e se venda por si mesmo. Do ponto de vista ideal, o marketing deve resultar num cliente que está pronto para comprar. Tudo o que precisa, então, é tornar o produto ou serviço disponível, isto é, logística em vez de perícia em vendas e técnicas estatísticas em vez de promoção”.

É sobre isso que o conceito de Smarketing trata: integração das equipes de vendas e marketing!

Vamos juntos conhecer mais sobre o tema.

O que é Smarketing?

O Smarketing é uma combinação das palavras “sales” (vendas) e “marketing”.

Assim sendo, o termo refere-se a uma estratégia de negócios na qual as duas equipes estão estreitamente alinhadas para criar uma abordagem integrada.

O objetivo é que as duas equipes construam um relacionamento forte, com base em objetivos compartilhados e ações unificadas para alcançá-los.

Afinal, a verdadeira disputa está lá fora, na concorrência, e deve ser encarada de frente com as equipes unidas em prol dos resultados que precisam ser alcançados.

Como essa estratégia impacta as organizações?

Em resumo, o Smarketing ajuda a sua organização a ter resultados melhores, criar uma comunicação integrada entre os clientes internos e externos e definir processos mais estratégicos.

Só para exemplificar, ao criar uma promoção para atrair novos leads é importante que a equipe de vendas esteja por dentro da ação para não ser pega de surpresa durante uma negociação.

Ao mesmo tempo, o time de marketing entende melhor o perfil dos clientes em potencial e os seus principais desejos na efetivação da compra.

Ou seja, quando as equipes de marketing e vendas trabalham juntas, os clientes recebem informações precisas e no canal certo, melhorando a sua experiência e aumentando as chances de fidelização.

Em contrapartida, se suas equipes de vendas e marketing estiverem desalinhadas, o time comercial estará mal equipado para converter esses leads em clientes.

Da mesma forma, os profissionais de marketing não serão capazes de concentrar seus esforços no lugar certo e obter leads qualificados.

Portanto, abraçar o Smarketing permitirá que ambas as equipes utilizem totalmente suas habilidades para levar seu negócio ao próximo nível.

Como implementar a cultura Smarketing

Acima de tudo, para implementar essa cultura dentro da sua empresa, é preciso que as equipes discutam os objetivos em comum e como cada uma enxerga a outra.

Além disso, o respeito pelos pares é essencial e deve ser um dos pilares de todas as organizações.

Em seguida, siga estes passos para começar a implantar a estratégia:

  1. Defina objetivos em comum: para sintonizar o trabalho entre os departamentos de vendas e marketing, é essencial estabelecer objetivos comuns para suas campanhas e outras tarefas compartilhadas;
  2. Garanta a comunicação entre as equipes: os objetivos e metas só podem ser definidos quando as equipes se comunicarem e, principalmente, ouvir umas às outras;
  3. Compartilhe as experiências: a melhor maneira de encontrar a solução para um problema urgente é usando o poder da cooperação. Por isso, compartilhe os sucessos e fracassos para juntos definirem um novo plano de ação;
  4. Organize reuniões regulares: como a comunicação é muito importante, suas equipes de vendas e marketing devem se reunir para alinhar os objetivos e compartilharem experiências, como citado no tópico anterior.

E na sua empresa? As equipes de vendas e marketing estão em harmonia?

Apesar destes dois setores serem muito importantes para a saúde financeira da sua organização, nenhum deles pode alcançar os melhores resultados sozinho.

Portanto, invista no Smarketing para melhorar a experiência do cliente, os relacionamentos em sua empresa e a excelência da sua organização.

Leia também: Marketing multicanal: como utilizar a estratégia na sua empresa?

Por fim, te convido a continuar se atualizando sobre boas práticas de vendas, marketing, atendimento ao cliente e inovação e criatividade em nosso blog. A Lederman é uma empresa de consultoria empresarial e treinamentos empresariais com anos de expertise nesses assuntos”

 

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil. 

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.

Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco: faleconosco@ledermanconsulting.com.br

Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: agora online. Consulte a data na agenda.

Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: agora online. Consulte a data na agenda.

banner-horizontal