Estudo de Caso nº 3 – Aplicando a Magia Disney na prática para a sua empresa

Estudo de Caso nº 3

Todo funcionário, ao entrar na Disney, jamais poderá trabalhar “ao vivo” no Parque sem que tenha passado pelo curso de “Traditions” (tradições). Nele, é relatado sobre a santidade dos personagens, visto que os personagens na Cultura Disney são considerados semideuses. Com isso, eles são tão respeitados que, quando alguém tem a honra de interpretá-los, o trabalho é feito de forma sigilosa. Ou seja, o funcionário nunca dirá que foi Mickey, Pateta ou Pluto. Dirá apenas que foi amigo ou amiga (“friend of”) dos mesmos. Esse é um dos pontos da Magia Disney.

Por que funciona dessa maneira? Porque, assim, é transmitido respeito, reverência e, principalmente, o cuidado com o que há de maior valor na organização: os personagens que nos levam ao mundo da fantasia.

No curso de Tradições, o novo funcionário aprende que todos são responsáveis pela magia. Ou seja, não são apenas as pessoas da linha de frente que tornam-se amigas dos personagens. Mas também o jardineiro, o motorista de ônibus e, até mesmo, o encarregado da limpeza.

Pois, reflita: Como poderia o nosso convidado acreditar que está no mundo da fantasia se este mundo está sujo? Dessa maneira, ensina-se ao mais novo membro da equipe a importância que ele tem na criação e manutenção da Magia Disney.  

O objetivo é que todos os membros, como o auxiliar de limpeza, por exemplo, seja motivado a preservar a experiência mágica do convidado. E, o mais importante: o funcionário deve ser incentivado a fazer algo a mais pelos visitantes.

Quer ver um exemplo prático disso? No vídeo abaixo, um auxiliar de limpeza transcende à sua função e proporciona algo a mais pelo cliente. Com um balde d’água e uma vassoura tradicional ele dá um show à parte. Veja só:   

É possível aplicar a Metodologia da Disney em qualquer empresa ou instituição, independente do setor ou da economia. Por exemplo, no seu treinamento de integração dos novos funcionários, a cultura com comportamentos esperados é alinhada? Como os valores da organização devem ser respeitados e seguidos? Instila o orgulho de pertencer à organização e sua tradição?

Infelizmente, no nosso trabalho de consultoria e treinamento vimos, inúmeras vezes funcionários sendo postos para trabalhar instantaneamente após a admissão, sem que haja, anteriormente, um mínimo alinhamento com a organização.

Quer descobrir mais segredos, gerar ações práticas para a sua empresa e consolidar os conhecimentos trazidos pela Magia Disney? Participe dos nossos próximos eventos:

Aplicando na Prática O Jeito Disney de Encantar Clientes – 24ª Edição – 15 de Outubro de 2018
Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar – 9ª Edição – 16 de Outubro/2018

Solicite mais informações sobre o pacote combo e obtenha uma redução de investimento vantajosa. Os dois eventos se complementam: Em um você aprenderá sobre o Método Disney e no outro verá como outras empresas já estão aplicando.

Espero te encontrar em algum deles para conversarmos sobre encantamento na prática, ok?

Tenha um dia mágico!

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.
 
Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS) e Professor de Pós Graduação no curso Gestão de Processos e Serviços da Fundação Vanzolini.
 
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