“Não basta estar aberto às ideias de outras pessoas. Engajar o poder mental coletivo das pessoas com quem você trabalha é um processo ativo e continuado. Como gerente você deve extrair ideias de sua equipe e persuadi-la constantemente a contribuir”.

Ed Catmull – Presidente da Pixar

A Pixar, apesar de ter sido comprada pela Disney, administra tanto os estúdios dessa quanto o próprio. Em fusões e aquisições é muito raro que o comprado gerencie o comprador, principalmente no caso da Disney, que, sem dúvida, é uma empresa bem-sucedida e também orgulhosa.

Nesta sequência de artigos vamos explorar o que existe na cultura Pixar que a levou a ter tanto sucesso.

Em primeiro lugar temos as reuniões de braintrust, expressão que foi traduzida como “banco de cérebros”. Nesse caso, teríamos que combinar também a palavra confiança, porém, em inglês existem termos de difícil tradução.

A braintust é uma reunião na qual o gerente de um projeto submete,desde as fases iniciais, os seus caminhos aos seus pares e chefes. O interessante é que ele pode ou não aceitar as sugestões e comentários de todos, mesmo do chefe, sendo totalmente responsável pelo resultado das próprias decisões.

Este método fez fama no mundo dos negócios, pois temos que ser muito avançados em cultura e ego para aceitar dos nossos pares, por exemplo, uma sugestão contrária a um aspecto do que mais gostamos em nosso projeto.

É a técnica do feedback aplicada na sua forma mais elevada.

E você? Quanto acredita que sua empresa ganharia se os projetos fossem discutidos aberta e francamente, sem o domínio dos egos desde o  início?

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS) e Professor de Pós Graduação no curso Gestão de Processos e Serviços da Fundação Vanzolini.

Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.

Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco faleconosco@ledermanconsulting.com.br

Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: 17 de maio de 2019

 

banner-horizontal