A educação corporativa, também conhecida como educação empresarial, é o termo que se refere ao conjunto de práticas dentro de uma empresa que coordenam a gestão de pessoas. Vale lembrar que esse treinamento empresarial é integrado com a construção do conhecimento em prol do planejamento estratégico da instituição para fortalecer e desenvolver processos de inovação

Nesse sentido, um grande desafio é fazer com que todos os membros da empresa entendam e dominem o conceito de educação corporativa. E, mais do que isso, uma grande dificuldade é fazer com que a educação corporativa seja colocada em prática. Pensando nisso, este artigo traz 5 dicas para você melhorar a educação corporativa na sua empresa. Confira!

 

1. Ouça o chamado da tecnologia

 

Você usa o mobile na sua organização interna?

Certamente inovação não é apenas investir em tecnologia. No entanto, não é possível delinear um treinamento e ações práticas de educação corporativa sem levar em consideração o contexto tecnológico no qual estamos inseridos. 

Cada vez mais a interação entre pessoas e empresas acontece por meio da internet. Nesse mesmo sentido, a internet é muito acessada por smartphones. Portanto, elaborar uma estratégia que envolva o mobile em seus treinamentos é um requisito essencial para melhorar a educação corporativa na sua empresa.

 

2. Investigue as melhores formas de aprendizado dos seus membros

 

Compartilhar documentos, fóruns, slides, entre outras coisas da mesma categoria, é muito comum nas empresas. No entanto, em muitos casos, isso não serve para melhorar a educação corporativa.

Isso porque cada um aprende de uma maneira diferente. Portanto, vale a pena investir tempo e recursos para descobrir qual o melhor meio de treinar sua equipe. 

Além disso, é importante lembrar que o conhecimento pode e deve ser construído coletivamente. As habilidades e conhecimentos de um profissional podem ser passados para os demais por meio de treinamentos, bate-papos e produção de conteúdos compartilhados. 

Outro investimento válido é o social learning, mais uma vez, a tecnologia atrelada a inovação pode ajudar a sua empresa a criar uma educação corporativa realmente efetiva.  

 

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3. O aprendizado não pode ser massificado

 

Cada funcionário tem um tipo de dificuldade ou facilidade com determinado ponto das políticas da sua empresa. Além disso, como dissemos na segunda dica, cada um aprende de uma forma. Ou seja, realizar treinamentos com o mesmo conteúdo massificado para uma equipe significa que nem todos vão absorver o conhecimento como deveriam. É perda de tempo e, consequentemente, de recursos para sua empresa. Compreenda as necessidades de cada um e trabalhe focado nisso. Dessa forma, a eficácia do que é passado a eles é garantida.

 

4. Valores e objetivos da sua empresa

 

A sua equipe precisa estar alinhada com os objetivos globais e valores da empresa, ela precisa entender o objetivo primordial pelo qual ela está trabalhando. Por isso, cada documento preenchido e cada processo realizado devem ter uma finalidade clara na mente dos seus empregados. 

“Faço isso para cumprir aquilo”: esse entendimento contribui com a melhoria da educação corporativa em sua empresa porque ninguém na equipe tende a trabalhar sem motivação, com a sensação de estar fazendo algo à toa. Pregue a visão principal e ajude a equipe a entender que cada detalhe do dia a dia ajuda a empresa a chegar onde ela quer.

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5. Como saber se as suas medidas são eficazes?

 

É preciso mensurar resultados para avaliar criticamente o que funciona e o que não funciona para implantar a educação empresarial no seu negócio. Para isso, crie indicadores antes do início dos treinamentos que possam ser avaliados no final. Nesse contexto são indicadas pesquisas de satisfação, incentivo e engajamento como algumas das soluções para saber se suas medidas foram efetivas

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Conclusão

A educação corporativa tem como objetivo primeiro criar uma cultura organizacional forte e atingir mais e melhores resultados. Mas, seus desdobramentos benéficos vão muito além disso. Por meio da educação empresarial os profissionais são capacitados e podem desenvolver suas habilidades de forma individual, sentem-se valorizados e motivados no ambiente de trabalho, com isso, confiança e protagonismo afloram para o desenvolvimento de projetos inovadores que contribuem para o crescimento de toda a organização. 

 

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil. Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

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