magic kingdom

17 jan 2024

Gestão de pessoas no Magic Kingdom: lições para empresas

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O segredo do sucesso do Magic Kingdom vai além de ser apenas um parque temático. É considerado o melhor do mundo e um sonho de vida para muitas pessoas.

Um dos maiores segredos está na gestão de pessoas. A Disney investe em treinamentos de qualidade, reforçando a importância de dar às pessoas um propósito e não apenas um emprego. Além disso, essa abordagem cria uma cultura de excelência no atendimento ao cliente e inspira ações práticas em outras empresas.

E é sobre isso que iremos falar no artigo de hoje.

Boa leitura!

O que é o Magic Kingdom?

O Magic Kingdom é o principal parque do complexo Disney, de Orlando, Flórida, e é o mais ligado aos personagens e as histórias criadas por Walt Disney.

Ele foi o primeiro parque construído no Walt Disney World Resort e abriu suas portas em 1º de outubro de 1971. Dessa forma, o Magic Kingdom é conhecido por ser o parque mais icônico e tradicional da Disney, oferecendo uma experiência mágica e encantadora para visitantes de todas as idades.

O segredo do sucesso do Magic Kingdom, baseado na gestão de pessoas, transcende os portões do parque temático. Por isso, ele serve como um exemplo vivo de como uma abordagem centrada nas pessoas pode criar não apenas um local de trabalho excepcional, mas também uma experiência única para clientes.

Esse modelo inspirador continua a influenciar positivamente empresas em todo o mundo, reforçando a ideia de que investir nas pessoas é investir no sucesso duradouro de uma organização.

Treinamento de gestão na Disney e Magic Kingdom

A Disney coordena as pessoas que trabalham com ela para alcançar objetivos em comum e valoriza a capacitação e o desenvolvimento em todos os níveis da organização.

Por meio de cursos especializados e uma liderança focada em propósito, a Disney consegue envolver todos os colaboradores em busca da excelência no atendimento ao cliente. Além disso, a empresa valoriza a escuta ativa dos feedbacks dos clientes e colaboradores, aprendendo com eles para melhorar cada vez mais.

Assim, a Disney também vai além do esperado, buscando sempre oferecer um diferencial que encante e fidelize os clientes.

A cultura Disney

A Disney também se concentra em criar uma cultura de apoio e inclusiva; investir na saúde, segurança e bem-estar geral de seu pessoal; e proporcionando oportunidades de crescimento, desenvolvimento e mobilidade profissional.

Em toda a Disney, eles cultivam, valorizam e incentivam a curiosidade, a colaboração e a criatividade de todos e se esforçam para construir ambientes de apoio que inspirem otimismo e impulsionem a inovação.

Do mesmo modo, eles trabalham para criar uma cultura que seja acolhedora para todos, celebre perspectivas únicas e promova o respeito mútuo, independentemente da identidade.

Nesse sentido, a Disney tem uma série de programas e iniciativas para promover a diversidade e a inclusão. Por exemplo, a empresa possui um Conselho de Diversidade e Inclusão que é responsável por desenvolver e implementar estratégias para promover a diversidade e a inclusão em toda a organização.

Esta cultura começou em 17 de Julho de 1955 dia de inauguração do Magic Kingdom na Califórnia e foi se espalhando para os outros parques e negócios. Assim, ao adaptar essas lições para a realidade de sua própria empresa, é possível melhorar o atendimento ao cliente, aumentar a satisfação dos funcionários e impulsionar os resultados.

Portanto, vale a pena explorar as estratégias de educação corporativa da Disney e aplicá-las em sua própria organização, também fazendo dela um Magic Kingdom (Reino Mágico) para seus colaboradores e clientes.

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Sobre os Business Employee Resource Groups (BERGs)

Ainda, a Disney também possui vários grupos para funcionários os BERGs (Business Employee Resource Groups ) que fornecem suporte e recursos a funcionários de diversas origens. Assim, esses BERGs incluem grupos para mulheres, pessoas de cor, funcionários LGBTQ+, veteranos e muito mais. A Disney tem orgulho em apoiar grupos de afinidade e mais de 100 BERGs, grupos voluntários liderados por funcionários, formados em torno de identidade, interesses e atividades compartilhadas.

Esses grupos são um componente-chave para nutrir um sentimento de pertencimento, visibilidade e compreensão cultural dos funcionários. Logo, os funcionários podem interagir com colegas, participar de programas de divulgação e mentoria, adquirir novas habilidades, desenvolver capacidades de liderança e desenvolver suas carreiras. Ao dar um propósito claro e inspirador aos funcionários, a Disney cria uma cultura de excelência e comprometimento, onde cada membro da equipe entende a importância de suas ações para o sucesso da empresa.

Esta cultura começou em 17 de Julho de 1955 dia de inauguração do Magic Kingdom na Califórnia e foi se espalhando para os outros parques e negócios. Além disso, vale lembrar que ao adaptar essas lições para a realidade de sua própria empresa, é possível melhorar o atendimento ao cliente. E também, aumentar a satisfação dos funcionários e impulsionar os resultados.

Portanto, vale a pena explorar as estratégias de educação corporativa da Disney e aplicá-las em sua própria organização, também fazendo dela um Magic Kingdom (Reino Mágico) para seus colaboradores e clientes. A cultura da Disney foca na criação de um ambiente de apoio e inclusivo para seus funcionários.

A Universidade Disney que é o braço de desenvolvimento profissional da Walt Disney Parks and Resorts, oferece treinamentos altamente intencionais para todos os novos Cast Members (Membros do Elenco é como chamam os colaboradores)

Tradições: o treinamento para o Cast Member da Disney

O treinamento  inicial, para cada novo Cast Member independente de sua função ou nível na organização é chamado de Tradições.

Em vez de primeiro fornecer-lhes as habilidades técnicas necessárias para completar as tarefas de suas novas funções, a Disney compartilha com eles o panorama geral – seu propósito, que é criar felicidade. Compartilhar o propósito comum capacita cada Cast Member desde o início para começar a fornecer um serviço excepcional aos hóspedes.

Gestão de pessoas Magic Kingdom: como aplicar na sua empresa?

Aplicar as lições de gestão da Disney na sua empresa pode envolver a adaptação de princípios fundamentais da cultura organizacional e práticas de liderança. Aqui estão algumas maneiras de incorporar essas lições:

  1. Treinamento de Qualidade:
    • Desenvolva programas de treinamento abrangentes que não apenas ensinem habilidades técnicas. Mas que também enfatizem a importância da cultura da empresa e do atendimento ao cliente excepcional.
    • Implemente treinamentos práticos e imersivos para garantir que os funcionários estejam totalmente preparados para suas funções.
  2. Propósito Além do Emprego:
    • Comunique claramente a missão e visão da empresa, destacando como cada funcionário contribui para esses objetivos.
    • Crie uma cultura que valorize o engajamento dos funcionários, fornecendo oportunidades para que eles se conectem ao propósito maior da organização.
  3. Cultura de Excelência no Atendimento ao Cliente:
    • Estabeleça padrões elevados para o atendimento ao cliente e garanta que todos os funcionários compreendam a importância de satisfazer as necessidades dos clientes.
    • Incentive a empatia e a resolução proativa de problemas para criar experiências positivas para os clientes.

Lederman Consulting & Education

A Lederman Consulting & Education é a única empresa autorizada no Brasil para dar treinamento empresarial baseado no livro “O jeito Disney de encantar os clientes”. Desse modo, em nossos cursos, vemos que uma organização precisa de inovação e criatividade para encantar e fidelizar os clientes, tendo destaque no mercado.

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David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil. 

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

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