Como crescer a empresa através de processos de melhoria contínua (Kaizen)? - Lederman Consulting & Education

A gestão de qualidade é o nome recebido por um conjunto de processos e práticas de uma empresa que visa o desenvolvimento do negócio como um todo. Melhora-se a qualidade dos produtos e serviços oferecidos para que o cliente esteja totalmente satisfeito, garantindo o crescimento da companhia e o cuidado com a satisfação dos funcionários também. No meio disso tudo está a melhoria contínua, prática de aperfeiçoamento de processos com base em ações de revisão recorrente. 

O que é melhoria contínua?

Transformar a melhoria contínua em uma forma de pensar cotidianamente dentro das empresas é desafio para qualquer um. 

Engana-se quem acredita que pensar e melhorar aspectos dos negócios serve apenas para empresas maiores, corporações com grandes equipes e responsáveis destinados exclusivamente a isso. 

Todo e qualquer empreendimento precisa analisar criticamente o que é feito e procurar melhores soluções sempre.

Como funciona a melhoria contínua?

A melhoria contínua começa na definição de prioridades e níveis de desempenho que a empresa deseja atingir. A partir disso, a abordagem dessas prioridades deve acontecer de forma constante. A meta é avaliar o que funciona e o que poderia funcionar melhor.

O objetivo deve ser sempre a solução de problemas crônicos. Esses são os problemas que afetam a entrega dos produtos e serviços da empresa e a produtividade e satisfação dos funcionários. 

Quando esses aspectos internos não vão bem, fatalmente o cliente não sairá tão satisfeito quanto poderia.

Métodos de melhoria contínua

Não existe apenas uma forma de se realizar a melhoria contínua. São vários os métodos disponíveis para as empresas escolherem. Cada um deles possui seus benefícios e pode atender de uma maneira. 

Confira um breve resumo sobre alguns deles.

Ciclo PDCA

A sigla PDCA representa as etapas de melhoria contínua: Plan, Do, Check, Action. Em português: Planejar, Fazer, Analisar, Agir. 

Essa metodologia também é conhecida como Modelo Americano de Melhoria Contínua, e é amplamente utilizada por corporações buscando melhorar o nível de gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas. 

Isso é feito através da padronização de informações, o que minimiza as chances de erros na tomada de decisões importantes pelos líderes.

Contudo, o ciclo PDCA deve ser repetido regularmente, reiniciado sempre que um ponto de melhoria é identificado pela equipe.

Um exemplo cada vez mais popular no mercado hoje em dia que usa o formato do ciclo PDCA é o growth hacking. A metodologia de aumento de vendas e conversões se baseia nas mesmas 4 etapas:

  1. Identificar o ponto de melhoria e propor uma hipótese (alterar X terá crescimento de 10% em determinado setor);
  2. Pôr em prática a alteração em escala reduzida para não afetar todo o negócio de imediato;
  3. Verificar os resultados e comparar a hipótese inicial com os dados adquiridos;
  4. Propor nova hipótese em caso de falha ou ampliar o teste e as modificações no caso de sucesso. 

O ciclo PDCA é focado em atividades específicas, então para cada melhoria proposta é necessário estabelecer um processo individual.

Método Kaizen

O termo Kaizen significa literalmente “melhoria” em japonês, e é um conceito que implica em esforço contínuo envolvendo todas as funções em todos os níveis da organização.

Dessa maneira, já se distancia do PDCA citado acima por ter uma abordagem mais holística, entendendo a empresa como uma série de processos interconectados.

O conceito de Kaizen no Japão aplica-se a todos os aspectos da vida, seja no meio ambiente, no sistema rodoviário, nas relações externas, no sistema educacional etc.

Assim, não surpreende saber que, no trabalho, é muito comum ter os trabalhadores perguntando sobre como podem ser melhorados os procedimentos, produtos, máquinas, pacotes etc.

Alguns dos principais pontos sobre o Kaizen são:

  • Aprendizado na prática;
  • Eliminação máxima de desperdício (em tempo, matéria-prima etc.)
  • Engajar todos os colaboradores no processo de melhoria (a empresa é uma responsabilidade comum);
  • Foco no aumento da produtividade baseado em ações com baixo investimento financeiro (pequenas e pontuais melhorias);
  • A otimização deve ser aplicada em qualquer local, empresa, setor ou atividade;
  • As mudanças positivas devem ser divulgadas para todos, deixando a comunicação mais transparente (o que também colabora para difundir ainda mais o conceito e a responsabilidade entre os pares);
  • O maior volume de ações deve ser nos locais, áreas, serviços e procedimentos de maior necessidade (que ofereçam menor desempenho, apresentem maior quantidade de falhas etc.)
  • O Kaizen foca na melhoria dos processos e pessoas.

Benefícios da melhoria contínua em empresas

A melhoria contínua contribui para a melhora de aspectos. Desde a satisfação do cliente até a redução de custos (isso mesmo, redução de custos!). 

Falhas em um processo que possam resultar em um serviço reiniciado do zero podem comprometer o orçamento de um negócio. Dessa forma, a prática da melhoria contínua atua nisto também.

Dependendo da metodologia aplicada, é possível melhorar o atendimento ao cliente, os processos internos, linhas produtivas, gerência, administração de serviços, produtos ou até mesmo o próprio serviço oferecido. Tudo vai depender do comprometimento da equipe para cumprir a meta.

Cursos sobre Gestão de Qualidade e Melhoria Contínua

A Lederman oferece cursos e consultorias para empresas, abordando estes dois aspectos da busca por um desempenho melhor de uma empresa. Para entender melhor o que oferecemos e saber como podemos te ajudar, entre em contato conosco ou visite nosso site clicando aqui.

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil. 

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.

Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco: faleconosco@ledermanconsulting.com.br

Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: agora online. Consulte a data na agenda.

Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: agora online. Consulte a data na agenda.

banner-horizontal