É certo que toda empresa, independente do porte ou segmento, vai ter que aprender como gerenciar crise na sua empresa em algum momento. Fatores internos ou externos podem interferir no andamento da empresa e é importante que o gestor esteja preparado para isso.  A Lederman oferece Consultoria e Treinamento Empresarial para que esses problemas sejam contornados.

Como gerenciar crise na sua empresa? 

Quando uma crise acontece é natural ter atitudes irracionais e se deixar levar pelas emoções já que há muitas coisas em jogo como:  a vida, o patrimônio, a moral, os funcionários.  Muitos gestores tentam gerenciar crises  por conta própria, porém se deparam com problemas complexos e com soluções não tão simples  e acabam preservando seus interesses pessoais e não os da empresa. Agindo dessa forma o gestor compromete e prejudica o alcance dos objetivos de médio e longo da prazo da empresa.

Nesse momento é importante não tomar decisões sozinho e sempre procurar pessoas capacitadas para ajudar no problema.

Nas pequenas empresas, o mais comum é que o assunto seja colocado em segundo plano. Mas, é importante que haja sempre uma interação entre as hierarquias para que funcionários e chefes entendam o que está acontecendo e o que pode ser feito para solucionar. Em casos que isso não acontece a equipe fica  com medo o que gera desmotivação na produtividade, insegurança e boatos ‘o que está acontecendo realmente na empresa’?

 

planejamento

Ciente deste cenário, no processo de estruturação e organização da empresa, entre as principais preocupações que o empresário deverá ter é a elaboração de um manual de como gerenciar crise na sua empresa. Ter sempre à mão atitudes que devem ser tomadas em situações de crise permite aos gestores maior rapidez na resolução do problema.

No gerenciamento de crise é importante que em todos os níveis de operação da empresa estejam alinhados para utilizar as mesmas ferramentas na hora de tomar decisões. Não importa o nível que o gestor atue, a decisão que tomar deverá ser a melhor para a empresa e não apenas para ele, o setor, a área ou departamento pelo qual é responsável.

Após uma crise, também é importante motivar os funcionários para que eles entendam que isso foi apenas uma fase.

 

 

A Lederman Consulting & Education  oferece em seus serviços palestras motivacionais, onde  David Lederman utiliza a Disney e outras empresas de Excelência como modelos inspiracionais através de seus exemplos de encantamento e propõe ao grupo fazer a transposição para a sua realidade. Quando o empresário percebe a importância de se prever crises evitam-se as ações por impulso, que prejudicam os resultados.

A Lederman oferece diversos serviços para  sua empresa saiba como adquiri-los.

Leia mais no blog da Lederman:

– Como Disney, Fleury e outras empresas de excelência melhoram a experiência do cliente – Curso Aplicando na prática

Estudo de caso nº 6 – 10 Estratégias da Disney para encantar seus Clientes

– 5 dicas de como melhorar a educação corporativa na sua empresa

 

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.
 
Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS) e Professor de Pós Graduação no curso Gestão de Processos e Serviços da Fundação Vanzolini.
 
Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presencias no Brasil e em Orlando:
 

 

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