Crise empresarial: você sabe como lidar com as adversidades?
É certo que toda empresa, independente do porte ou segmento, vai ter que aprender como superar uma crise empresarial em determinado momento.
Constantemente fatores internos ou externos interferem no andamento da empresa. Por isso, o gestor precisa preparar-se para lidar com as adversidades.
Assim sendo, no artigo de hoje vamos conhecer as melhores práticas para contornar uma crise empresarial e agregar uma experiência valiosa para os seus clientes internos e externos.

Como gerenciar uma crise empresarial?  

A princípio, quando uma crise acontece é natural ter atitudes irracionais e se deixar levar pelas emoções já que há muitas coisas em jogo como:  a vida, o patrimônio, a moral, os funcionários.

Dessa forma, muitos gestores tentam gerenciar uma crise empresarial por conta própria, porém se deparam com problemas complexos e com soluções não tão simples.

Com isso, eles acabam preservando seus interesses pessoais e não os da empresa. No entanto, com essa atitude o gestor compromete e prejudica o alcance dos objetivos de médio e longo prazo da empresa.

Por isso, nesse momento é importante não tomar decisões sozinho e sempre procurar pessoas capacitadas para ajudar no problema.

Em alguns casos, principalmente nas pequenas empresas, é comum colocar o assunto em segundo plano.

Apesar disso, é importante que haja sempre uma interação entre as hierarquias para que funcionários e chefes entendam o que está acontecendo e definam estratégias para solucionar.

Em casos que isso não acontece, a equipe fica com medo gerando desmotivação na produtividade, insegurança e boatos ‘do que está acontecendo realmente na empresa’?

Aprenda com a crise empresarial

planejamento

Ciente deste cenário, entre as principais preocupações que o empresário tem é a elaboração de um manual de como gerenciar crise na sua empresa.

Ter sempre à mão atitudes que devem ser tomadas em situações de crise permite aos gestores maior rapidez na resolução do problema.

No gerenciamento de crise é importante que em todos os níveis de operação da empresa estejam alinhados para utilizar as mesmas ferramentas na hora de tomar decisões.

Não importa o nível que o gestor atue, a decisão tomada deve ser a melhor para a empresa e não apenas para ele, o setor, a área ou departamento pelo qual é responsável.

Após uma crise, também é importante motivar os funcionários para que eles entendam que isso foi apenas uma fase.

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Com quase 20 anos de experiência a Lederman oferece Consultoria e Treinamento Empresarial para que esses problemas sejam contornados. O nosso know-how inclui:
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Com o lema “resultados práticos na conquista e gestão de clientes”, o nosso objetivo é apresentar bases metodológicas atualizadas e as melhores práticas do mercado para proporcionar um atendimento completo e totalmente personalizado de acordo com a realidade de cada empresa.

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Seguindo preceitos que nortearam o caminho da Walt Disney Company, que põe a satisfação do cliente acima de tudo e a qualidade de serviços em uma posição de destaque.
Inclusive, o “Jeito Disney de Encantar os Clientes” é tema de palestras do nosso fundador, David Lederman.
Por fim, o nosso blog já tratou sobre 10 Estratégias da Disney para encantar seus Clientes – Estudo de caso nº 6  e também 5 dicas de como melhorar a educação corporativa na sua empresa e aprimorar a experiência dos clientes com o seu negócio. Não deixe de ler esses artigos também!

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil. 

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

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