Como gerenciar uma crise empresarial?
A princípio, quando uma crise acontece é natural ter atitudes irracionais e se deixar levar pelas emoções já que há muitas coisas em jogo como: a vida, o patrimônio, a moral, os funcionários.
Dessa forma, muitos gestores tentam gerenciar uma crise empresarial por conta própria, porém se deparam com problemas complexos e com soluções não tão simples.
Com isso, eles acabam preservando seus interesses pessoais e não os da empresa. No entanto, com essa atitude o gestor compromete e prejudica o alcance dos objetivos de médio e longo prazo da empresa.
Por isso, nesse momento é importante não tomar decisões sozinho e sempre procurar pessoas capacitadas para ajudar no problema.
Em alguns casos, principalmente nas pequenas empresas, é comum colocar o assunto em segundo plano.
Apesar disso, é importante que haja sempre uma interação entre as hierarquias para que funcionários e chefes entendam o que está acontecendo e definam estratégias para solucionar.
Em casos que isso não acontece, a equipe fica com medo gerando desmotivação na produtividade, insegurança e boatos ‘do que está acontecendo realmente na empresa’?
Aprenda com a crise empresarial
Ciente deste cenário, entre as principais preocupações que o empresário tem é a elaboração de um manual de como gerenciar crise na sua empresa.
Ter sempre à mão atitudes que devem ser tomadas em situações de crise permite aos gestores maior rapidez na resolução do problema.
No gerenciamento de crise é importante que em todos os níveis de operação da empresa estejam alinhados para utilizar as mesmas ferramentas na hora de tomar decisões.
Não importa o nível que o gestor atue, a decisão tomada deve ser a melhor para a empresa e não apenas para ele, o setor, a área ou departamento pelo qual é responsável.
Após uma crise, também é importante motivar os funcionários para que eles entendam que isso foi apenas uma fase.
Conte com mais de 20 anos de experiência da Lederman Consulting
- excelência de serviços e atendimento ao cliente;
- gestão de pessoas;
- implantação e melhorias de processos.
Com o lema “resultados práticos na conquista e gestão de clientes”, o nosso objetivo é apresentar bases metodológicas atualizadas e as melhores práticas do mercado para proporcionar um atendimento completo e totalmente personalizado de acordo com a realidade de cada empresa.
David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.
Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.
Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.
Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco: faleconosco@ledermanconsulting.com.br
Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: agora online. Consulte a data na agenda.
Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: agora online. Consulte a data na agenda.
