O que podemos aprender com duas empresas vencedoras? 

Nesta série de artigos pretendemos estudar a cultura da Netflix e compará-la com a cultura da Disney, a partir desses dois cases de sucesso podemos tirar lições valiosas para nossas próprias empresas e o nosso dia a dia nelas. Vamos lá? 

Cultura organizacional Netflix

Cultura Netflix

Primeiramente, vamos conhecer as premissas da Cultura Netflix, veja a seguir: 

Cultura Netflix

“O entretenimento, como a amizade, é uma necessidade humana fundamental; muda como nos sentimos e nos dá um terreno comum. Queremos divertir o mundo. Se tivermos sucesso, haverá mais risos, mais empatia e mais alegria.

Para chegar lá, temos uma cultura de funcionários incrível e incomum. Este documento é sobre essa cultura.

Como todas as grandes empresas, nos esforçamos para contratar os melhores e valorizamos integridade, excelência, respeito, inclusão e colaboração. O que é especial sobre a Netflix, porém, é o quanto nós:

  • Encorajamos a tomada de decisão independente pelos funcionários.
  • Compartilhamos informações abertas, amplas e deliberadamente.
  • Somos extraordinariamente sinceros um com o outro.
  • Mantemos apenas pessoas altamente eficazes.
  • Evitamos regras.
  • Nossa filosofia central é pessoas sobre o processo (“people over process”). 
  • Mais especificamente, temos ótimas pessoas trabalhando juntas como um time dos sonhos (“dream team”). Com esta abordagem, somos uma organização mais flexível, divertida, estimulante, criativa, colaborativa e de sucesso.”

*Trechos extraídos do site da empresa

Cursos Lederman Consulting

 

Cultura organizacional Disney

Cultura Disney

O lema da Disney é: “nós criamos felicidade provendo o melhor em entretenimento para pessoas de todas as idades em qualquer lugar”. Aqui já encontramos uma enorme semelhança com a ideia da Netflix de divertir o mundo espalhando mais risos, empatia e alegria.

Leia também: Estudo de Caso nº 15 – Como a Disney tem enfrentado a pandemia com inovação.

Comparativo das culturas de sucesso da Netflix e Disney

  • A cultura incomum e diferenciada é uma característica das duas organizações. 
  • Vale lembrar ainda que, a Disney também se esforça para contratar os melhores, diferenciando-os prioritariamente pela atitude.
  • Na Disney a decisão independente dos funcionários é obtida pelo uso das diretrizes (Segurança, Cortesia, Show e Eficiência) nas decisões autônomas do pessoal de linha de frente. Mas, as informações são também compartilhadas amplamente na organização, sobretudo em treinamentos contínuos.
  • A cultura do feedback permeia as duas organizações de forma ampla e estruturada. 
  • As pessoas que permanecem na organização são aquelas que entendem e mergulham na cultura da empresa. De forma geral, aqueles que não conseguem se inserir na cultura pedem para sair, ou também são convidados a se retirar.
  • Regras básicas existem na Disney, mas de tal maneira que a iniciativa e a autonomia não sejam tolhidas. 

Inspire-se nessas grandes marcas

Muita coisa para refletirmos, não? A cultura Netflix e a cultura Disney têm muito em comum e são exemplos a serem seguidos, afinal, são campeões em seus segmentos. 

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil. Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.

Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.

Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco faleconosco@ledermanconsulting.com.br

Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: agora online. Consulte a data na agenda.

Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: agora online. Consulte a data na agenda.

banner-horizontal